quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projeto Copa do Mundo

Copa do Mundo 2014 no contexto escolar

Após 64 anos, o Brasil receberá pela segunda vez, em junho, a Copa do Mundo de Futebol – FIFA, competição que movimenta diversas nações desde a sua primeira edição, realizada no Uruguai, em 1930. Durante um mês, doze cidades brasileiras sediarão jogos do mundial, tendo sua rotina completamente alterada. Os efeitos do evento no dia a dia do brasileiro vêm provocando uma série de debates em esferas diversas.

No campo da Educação, a pauta versa sobre como fomentar a reflexão sobre o campeonato na comunidade escolar e como utilizá-lo como base para ampliar o processo de aprendizagem em sala de aula. Segundo a pesquisadora Diana Mendes Machado da Silva, “o futebol é tema de interesse nacional há muitos anos e não pode estar fora da escola, pois se trata de uma prática cultural e histórica”, é uma oportunidade para que as escolas pensem em uma pequena reformulação do currículo, sem alterar as diretrizes básicas da educação.
Os temas futebol e Copa do Mundo abrem um leque variado para os mais diversos trabalhos, para além das atividades realizadas em sala de aula, por meio de datas específicas, temas transversais e projetos especiais. É possível incluir a temática do futebol no currículo convencional. A temática poderia ser abordada interdisciplinarmente, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, pois a trajetória do futebol está arraigada na história do século 20. Ao mesmo tempo, este momento histórico permite trabalhar o processo de reurbanização das cidades envolvidas a partir da perspectiva do futebol. Entre outros importantes temas transversais passíveis de abordagem está a diversidade cultural e o combate ao racismo.
No momento em que todos os olhos estão voltados para o futebol, o jogo em si passa ser um modelo de prática social e política. Em um encontro de nações, a diversidade cultural é um ponto central, o futebol tem essa noção de isonomia e igualdade, os jogadores entram em campo e o desempenho mostra quem é o melhor naquele momento. Isso independe da cor, da idade, se o país é rico ou pobre.
Não é preciso que o educador saia, necessariamente, do seu dia a dia de trabalho para abordar o tema da Copa, embora também seja possível mobilizar a escola em projetos transversais e paralelos, desenvolvendo pesquisas sobre as nações envolvidas. Afinal, esse é um encontro de troca cultural muito rico.
http://envolverde.com.br/educacao/copa-mundo-2014-contexto-escolar/
Projeto é o esforço de criar uma ideia e o trabalho desenvolvido para torná-la realidade. Sem ter algo para realizar, para alcançar ou mostrar, não existe projeto.

Ø Como elaborar um projeto?
É importante lembrar que um projeto didático é uma forma de ação pedagógica. Para colocá-la em prática é preciso ter um planejamento pedagógico, isto é, fazer escolhas sobre o que será ensinado, como se dará esse processo e como será a avaliação – mesmo que o desenrolar dos acontecimentos transforme as propostas originais.

O professor deve definir os passos necessários ao planejamento e implementação do projeto didático junto com os seus alunos. É esse exercício de criação que permite saber quais definições serão compartilhadas com a classe. É necessário ressaltar que, quando o professor decide tudo, não há projeto didático.
Ø  Etapas de elaboração e execução de um projeto didático[1]:

1.             Escolha o tema.
2.             Estabeleça o objetivo ou os objetivos.
¾          Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos aprendessem com ele?"
3.             Pesquise.
4.             Planeje o projeto.
¾          Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que áreas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles? Como será a finalização do Projeto?

5.     Sensibilize seus alunos.
¾           Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles possam não gostar. Lembre-se que, se eles não se entusiasmarem com a ideia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.
6.     Mostre os resultados.
¾           À medida que o projeto for "caminhando", ajude a classe a expor os resultados em sua escola, esta é uma forma interessante para estimular o envolvimento dos alunos.
Sugestão: organize um registro escrito, coletivo ou individual, que represente o resultado final do projeto. Esse registro deverá se pautar em práticas sociais reais de leitura e escrita pelos alunos, como por exemplo, murais, livros, jornais, folhetos, cartazes, álbuns, uma página no portal da escola...

7.             Avalie o projeto com a turma.
¾           Organize um painel em que a classe possa expor o que mais agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.

8.             Estruture seu projeto.
a.    Tema
b.    Ano de ensino a que se destina
c.    Duração
d.    Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
e.    Objetivos gerais da proposta elaborada
f.     Objetivos específicos (cite que áreas e assuntos serão abordados)
g.    Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
h.    Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
i.     Produto final próximo das práticas sociais reais de leitura e escrita
j.     Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)




Professor(a), para fomentar as discussões, seguem diferentes artigos sobre o tema Copa do mundo. É importante ler vários artigos de diferentes fontes para que o leitor perceba as diversas formas de expor um assunto. Alguns artigos relatam de forma descritiva e ingênua, outros, por exemplo, emitem opiniões e críticas. Importante perceber que a escrita não consolida a verdade e o leitor deve sempre estar atento, com o olhar crítico, e perceber que por traz da escrita existe um autor, sujeito que escreve segundo interesses, ideologias, objetivos, que nem sempre são conhecidos pelo leitor.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo 2014
Por  Guilherme Feijó - adaptado


A preparação para a Copa do Mundo chega ao seu momento derradeiro, estamos a poucos dias do começo do Mundial. Para comemorar esta data importante, a Fifa separou algumas curiosidades sobre a 20ª edição do torneio mais importante do futebol mundial. Confira:




Você sabia que ...
1. A única seleção estreante na Copa é a Bósnia-Herzegovina, que será a nação de número 77 a participar de um Mundial.

2. Dois países disputarão a sua centésima partida de Copa em solo brasileiro. O primeiro será a Alemanha, no dia 16 de junho, contra Portugal. O Brasil passará pela mesma experiência no dia 23, diante de Camarões.

3. Três seleções que se sagraram campeãs mundiais estarão no Grupo D: Inglaterra, Itália e Uruguai. É a primeira vez na história da Copa que tantas equipes que já ergueram a taça foram sorteadas para disputar a mesma chave.

4. Antes do Brasil 2014, quatro edições da Copa aconteceram na América do Sul. A primeira foi realizada no Uruguai, em 1930, seguida pelo Brasil duas décadas mais tarde, pelo Chile em 1962 e pela Argentina, em 1978.

5. O Brasil será o quinto país a sediar a Copa pela segunda vez, juntando-se a México (1970 e 1986), Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998) e Alemanha (1974 e 2006).
 6. Seis cidades brasileiras voltarão a receber jogos da Copa após o torneio de 1950: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

7. Nove equipes classificadas para a Copa de 2014 estiveram presentes na edição disputada no Brasil há 64 anos. Além do próprio anfitrião, Chile, Itália, Inglaterra, México, Espanha, Suíça, Uruguai e Estados Unidos estarão novamente representados em território brasileiro.

8. Os selecionados europeus venceram dez edições da Copa do Mundo até hoje, enquanto os sul-americanos somam nove títulos mundiais.

9. Faz 16 anos que a Colômbia disputou um Mundial pela última vez. A mais recente participação da seleção colombiana ocorreu na França, em 1998.

10. A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do evento. O Brasil é o único país que esteve presente em todas elas.

11. Das 32 equipes que participarão da Copa de 2014, 24 estiveram no Mundial disputado na África do Sul, há quatro anos.
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/esporte/noticias

Cientista quer fazer paraplégico dar o pontapé inicial da Copa 2014

Miguel Nicolelis desenvolve um projeto que visa a restaurar a mobilidade motora e quer demonstrar seus estudos no Mundial de 2014

A abertura da Copa de 2014 será realizada no novo estádio do Corinthians e esta grande festa que marcará a estreia da Seleção Brasileira na competição promete ter um toque científico, conforme projeto do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.
Líder do Projeto Walk Again, uma organização internacional criada por uma equipe de cientistas brasileiros, americanos, suíços e alemães, que visa a restaurar a mobilidade de corpo para os pacientes paraplégicos e tetraplégicos, Nicolelis tem como meta fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.
- Essa ideia nós tivemos há um tempo. Transformar o dia da abertura da Copa em uma data para celebrar o que a ciência brasileira pode fazer pela humanidade. Ou seja, no país do futebol o primeiro gol da Copa seria da ciência nacional - disse o neurocientista da Universidade de Duke (EUA).
Segundo Nicolelis, pesquisas mostraram uma forma de ler os sinais elétricos do cérebro e decodificar as mensagens motoras para que uma vestimenta robótica reproduza os movimentos que a pessoa deseje fazer.
- O que eu trouxe para o governo brasileiro, e que foi muito bem recebida, é ter a Seleção Brasileira sendo capitaneada por duas crianças paraplégicas ou quadriplégicas, que elas andem até o centro do campo e que uma delas dê o chute inicial da Copa do Mundo - complementou.
Com o estudo ainda em fase de testes, o neurocientista disse que o próximo passo da pesquisa é fazer um macaco andar com a veste robótica e, no tempo restante até o Mundial, trazer esta realidade para os humanos.
Nicolelis também tem como objetivo fazer com que este projeto possa servir de motivador para a sociedade e ser entendido como uma espécie de "ida à Lua brasileira".
- É uma tentativa de utilizar a Copa do Mundo para galvanizar o interesse pela educação e ciência no Brasil. Queremos usar este período para envolver as escolas, as universidades, a sociedade -  concluiu o cientista.
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2011/10/neurocientista-quer-fazer-paraplegico-dar-o-chute-inicial-da-copa-do-mundo.html

O PONTAPÉ INICIAL
Projeto Andar de Novo: “Resultados estão muito acima do esperado”, diz Miguel Nicolelis
Neurocientista contou que pacientes se emocionaram no primeiro contato com o exoesqueleto. Eles já estão aprendendo a usar a veste robótica que permitirá a um paraplégico dar o pontapé inicial da Copa
Está nos jornais do mundo inteiro, nas principais revistas científicas. Alimenta esperanças de mais de 25 milhões de pessoas que dependem de cadeiras de rodas. E, sim, está no caminho certo: os testes do projeto Andar de novo estão melhores do que o imaginado.
“Os resultados estão muito acima do esperado. Não tínhamos a perspectiva de estar tão adiantados no ponto de vista clínico e ter resultados tão interessantes do ponto de vista neurocientífico da maneira que a gente teve nos últimos meses”, disse o coordenador do projeto, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.
Na tarde segunda-feira (28.04), um dos oito pacientes paraplégicos que participam desta etapa do projeto realizou a caminhada inaugural com o exoesqueleto, dando 18 passos e três chutes. Outros dois pacientes fizeram trajetos semelhantes, segundo informou Miguel Nicolelis. "Três pioneiros brasileiros que emocionaram a todos nós com a sua coragem e determinação", disse o neurocientista por meio de sua página no Facebook.
O laboratório de neuro-robótica montado em São Paulo tem movimento praticamente 24 horas. Entre uma sala e outra, circulam cientistas do mundo todo dedicados a aprimorar uma tecnologia inovadora que terá a primeira grande demonstração na abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Passos de aviador
A estrutura tem nome e sobrenome: Brasil Santos Dumont. Assim os dois primeiros exoesqueletos que chegaram a São Paulo no início de março são chamados pela equipe. Um deles está montado e o segundo, em fase final de montagem.
O exoesqueleto é uma veste que incorpora os últimos avanços da robótica. Com ele, pessoas paraplégicas poderão voltar a andar, como diz o nome do projeto.  Os pacientes são responsáveis por controlar a máquina com a atividade cerebral. Mensagens como a vontade de andar, de se mexer ou de parar são captadas pelo robô para que os movimentos sejam gerados. E, devido à presença de sensores na planta do pé, o exoesqueleto também devolve ao paciente sensações do mundo exterior.
“O exoesqueleto tem 1,78m, quase 1,80m. O peso final não está definido, porque faltam alguns testes. Será algo em torno de 60, 70 quilos. Mas isso é irrelevante porque o paciente não vai sentir, a máquina vai ser responsável pelo equilíbrio do paciente e por controlar o peso do exoesqueleto, enquanto o paciente determina o início dos movimentos, o término e, obviamente, o chute. Os sensores vão ficar na planta do pé e vão entregar esses sinais no braço da pessoa, que vai imaginar as pernas andando, se locomovendo e pisando no chão por meio desse feedback que recebe nos braços”, explicou Nicolelis.
Projeto Andar de Novo - Miguel Nicolelis

  
  Fascínio na vertical
Antes de conhecer o exoesqueleto, os oito pacientes já haviam experimentado a sensação de ficar na posição vertical novamente, uma vez que diversos testes foram feitos no laboratório com uma veste robótica estática.
Essa etapa foi essencial para o reaprendizado do andar, para que os cérebros dos pacientes incorporassem novamente o trabalho dos membros inferiores.  Mas foi no encontro com o exoesqueleto que os pacientes se emocionaram bastante, segundo o coordenador do projeto.
“A primeira experiência de cada um deles comoveu todos nós. É uma sensação única. Nenhum deles, antes do projeto, imaginou que teria essa oportunidade de novo na vida. Todos os pacientes já entraram no exoesqueleto, testaram e se sentiram fascinados. É uma máquina que não só é inovadora, como é bonita, elegante. Eles disseram, inclusive, que querem a máquina assim mesmo, sem a cobertura que a gente imaginou inicialmente, porque eles acham mais emocionante ver toda a tecnologia envolvida”, disse Nicolelis. Os pacientes estão sendo preservados do contato com jornalistas.

Arquibancada virtual
A contagem regressiva para a Copa não mexe só com as expectativas de jogadores e torcedores. A primeira grande demonstração do projeto Andar de Novo será feita em 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, pouco antes do jogo de abertura entre Brasil e Croácia. Usando o exoesqueleto, um dos oito pacientes vai se levantar da cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo e dar o pontapé inicial do Mundial.
“Estamos refinando o exoesqueleto e os pacientes estão aprendendo a caminhar com ele, a habituar-se a todas as nuances desse caminhar. É como se você estivesse adquirindo um corpo novo, como se você aprendesse a andar de novo, literalmente. Não é uma máquina passiva, há uma interação nas duas direções, e isso nunca foi feito. A demonstração da Copa é apenas o começo dessa interação”, explicou o neurocientista.
O local em que o pontapé inicial será dado também é levado em conta nos testes. Um moderno ambiente virtual montado no laboratório reproduz a atmosfera de um estádio lotado, com estímulos visuais e sonoros semelhantes.
“Todos os pacientes foram capazes de realizar as atividades mentais que eles precisam para comandar o exoesqueleto nesse ambiente e, nesse sentido estamos tranquilos. Além disso, todos estão sendo acompanhados por um grupo de psicólogos”, disse Miguel Nicolelis.
O neurocientista não tem dúvidas de que tudo sairá como planejado na abertura da Copa, com bilhões de pessoas assistindo, ao vivo, a uma das maiores conquistas da ciência brasileira e internacional. Com um detalhe: um palmeirense de coração dará esse presente ao mundo no estádio do maior rival.  “Na Hora H, meu chapeuzinho do Palmeiras vai estar a postos, não tem problema”, brincou.

Copa do Mundo de 2014
Informações sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 que será realizada no Brasil, cidades-sede, estádios, datas, mascote, países classificados.

Logotipo da Copa do Mundo FIFA 2014


Escolha do Brasil
O Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. A escolha foi divulgada no dia 31 de maio de 2009 e gerou muita alegria e comemoração popular no Brasil. Como será sede da Copa, a seleção brasileira já está automaticamente classificada para disputar a Copa de 2014.
Os jogos da Copa de 2014 ocorrerão entre os dias 13 de junho (jogo de abertura) e 13 de julho (partida final).
Slogan da Copa 2014
Em 29 de maio de 2012, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 anunciaram o slogan da Copa que será: "Juntos num só ritmo''. A frase simboliza a ideia de união de todos em torno do futebol, além da felicidade que o maior evento do futebol representa.
Bola da Copa
Brazuca é o nome da bola da Copa do Mundo de Futebol 2014. O nome foi escolhido através de uma enquete (com cerca de 1 milhão de votos) e divulgado em 2 de setembro de 2012. A empresa de materiais esportivos Adidas será a responsável pela confecção da bola.
Fuleco: o mascote da Copa
 Fuleco: mascote da Copa de 2014 (fonte: site Agência Brasil - foto: Marcello Casal Jr.)
O mascote da copa é um tatu-bola, animal típico da caatinga, na cor amarela e com carapaça azul. Seu nome é Fuleco, que é uma combinação de Futebol e Ecologia.

O uso da tecnologia
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo de Futebol haverá uso de tecnologia para que o árbitro possa saber se a bola entrou ou não no gol. Conhecido como GoalControl, o sistema consiste no uso de 14 câmeras de alta velocidade, instaladas na estrutura superior do estádio. A bola será monitorada em tempo real por estas câmeras e, se cruzar a linha do gol, um aviso será enviado em 0,3 segundo para o relógio do árbitro. O sistema não necessita na utilização de chip na bola. Será o fim dos erros de arbitragem em bolas que entram ou não no gol.
Informações importantes
- A partida de abertura da Copa ocorrerá no Estádio do Corinthians em São Paulo, enquanto a partida final será realizada no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro). A partida de abertura ocorrerá em 12 de junho de 2014, enquanto a final será no dia 13 de julho de 2014.
- A competição contará com a participação das seleções nacionais de 32 países.
- A presidente Dilma nomeou, em 27 de julho de 2011, Pelé como embaixador da Copa do Mundo de 2014.
- A seleção brasileira só jogará no estádio do Maracanã, caso chegue a final.
- O sorteio dos grupos da Copa do Mundo ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2013.
Ingressos
- Os valores são entre R$ 30,00 e R$ 1.980,00. Os ingressos de menor valor são destinados a estudantes, idosos, pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família. Mais informações podem ser adquiridas no site da FIFA.
As cidades-sede da Copa 2014 e seus estádios
- Belo Horizonte - Estádio Mineirão
- Brasília - Estádio Mané Garrincha
- Cuiabá - Arena Pantanal
- Curitiba - Arena da Baixada
- Fortaleza - Estádio Castelão
- Manaus - Arena Amazônia
- Natal - Estádio da Dunas
- Porto Alegre - Estádio Beira Rio
- Recife - Estádio Cidade da Copa
- Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã
- Salvador - Estádio da Fonte Nova
- São Paulo - Arena do Corinthians
Os 32 países classificados para a Copa de 2014 (lista final)
- Brasil (país-sede, classificado sem precisar disputar eliminatórias)
- Japão
- Austrália
- Irã
- Coreia do Sul
- Holanda
- Itália
- Argentina
- Estados Unidos
- Costa Rica
- Alemanha
- Bélgica
- Suíça
- Colômbia
- Espanha
- Bósnia-Herzegóvina

- Rússia
- Inglaterra
- Chile
- Equador
- Honduras
- Nigéria
- Camarões
- Costa do Marfim
- Portugal
- França
- Grécia
- Croácia
- Argélia
- Gana
- México
- Uruguai

Você sabia?
- O Japão garantiu a classificação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 após empatar em 1 a 1 com a Austrália, em Saitama (Japão), pelas eliminatórias da Ásia. O Japão foi o primeiro país classificado em campo para a Copa de 2014.

Símbolos e curiosidades da Copa de  

Cartaz da Copa do Mundo de 2014
Os eventos esportivos mais importantes do mundo, como as Olimpíadas e os campeonatos mundiais, possuem símbolos específicos para cada edição. No caso da Copa do Mundo de Futebol, há um cartaz oficial, mascote e uma bola fabricada especialmente para o evento. Esses símbolos retratam características dos países ou cidades que recebem os jogos. Abaixo listamos os símbolos da Copa do Mundo de 2014, seus significados e algumas curiosidades sobre o evento que ocorrerá no Brasil em junho e julho.
Pôster
O desenho do pôster ou cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014 (imagem acima) é uma disputa de bola entre dois jogadores representados apenas pelas suas pernas, e o contorno forma o mapa do Brasil no centro. A ilustração é formada através da união de vários símbolos que representam as belezas naturais e a história brasileira. O cartaz foi escolhido por uma comissão julgadora da FIFA.
Mascote
Fuleco é um tatu-bola, com o corpo amarelo, bermuda verde, carapaça azul e camiseta branca, formando as cores da bandeira do Brasil. O tatu é um animal típico do país, encontrado em savanas, cerrados abertos e locais com vegetação seca. Essa espécie de tatu tem a capacidade de se enrolar e ficar no formato de uma bola, objeto principal do futebol. 
Bola
A bola oficial da Copa do Mundo de 2014 chama-se Brazuca, nome escolhido após votação popular pela internet. Os outros nomes eram Bossa Nova e Carnavalesca. As cores e o design da Brazuca simbolizam as “fitinhas” de Senhor do Bonfim, cuja tradição diz que um desejo é realizado quando a fita se rompe do braço.

Ingressos
Os preços dos ingressos para as partidas da Copa de 2014 variam de R$ 30 a R$ 1.980, para brasileiros, e de 90 a 990 dólares para estrangeiros. Os ingressos mais baratos referem-se à meia-entrada para os brasileiros que moram no país e que são estudantes, idosos (acima de 60 anos) ou participantes do programa Bolsa Família. Os mais caros são para assistir à final nas cadeiras do estádio com melhor visão e/ou maior proximidade do campo.
Estádios
Doze estádios foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo no Brasil, sendo nove públicos e três particulares. O Maracanã, no Rio de Janeiro, é o estádio com a maior capacidade de espectadores: 73.531, segundo dados da FIFA. A Arena da Baixada, em Curitiba, tem a menor capacidade entre os doze estádios: 41.456 pessoas.
Gastos
A Copa de 2014 é a mais cara da história. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), quase R$ 26 bilhões foram gastos em obras para o evento, cerca de R$ 8,3 bilhões de financiamentos federais, R$ 6,3 bil em recursos diretos federais, R$ 4 bi estaduais, R$ 1 bi municipais e R$ 4 bi de outras fontes. As obras dos estádios custaram R$ 8 bilhões, mais que o valor dos mundiais de 2006 e 2010 juntos.
Protestos
O Governo Federal e a FIFA temem que protestos sejam realizados durante o período de jogos. Em 2013, a população brasileira foi às ruas protestar contra vários temas, sendo a Copa do Mundo um deles. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, houve protestos na porta de alguns estádios, causando tensão antes dos jogos. A FIFA quer que o Governo tome medidas para que o público não seja impedido de comparecer aos estádios.
População
A maioria da população brasileira é contra a realização da Copa do Mundo de 2014, segundo 
pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) ao instituto MDA. Entre os entrevistados, 50,7% não apoiariam a candidatura do Brasil, 26,1% são totalmente a favor e 19,7% defendem parcialmente a realização do evento. A pesquisa também apontou que 85,4% dos entrevistados acreditam que haverá protestos durante a Copa.
Por Adriano Lesme    Graduado em Jornalismo

O logo da Copa do Mundo de 2014

Qual é o logo oficial de 2014 e como ele foi escolhido?
Identidade do torneio
Toda Copa do Mundo tem sua própria identidade e não se trata apenas da contribuição vinda das equipes envolvidas na ação em campo.
O logo do torneio oficial também desempenha seu papel nisso. Pode não ser tão bem lembrado quanto gols icônicos, partidas clássicas ou o mascote do torneio, mas o emblema oficial também ajuda a conferir personalidade ao evento.
Projetando o logo da Copa do Mundo de 2014

A tarefa de projetar o emblema oficial para a Copa do Mundo de 2014 foi dada a 25 agências no Brasil, que foram convidadas a enviar desenhos para a FIFA e o Comitê Organizador Local no Brasil.
Mais de 125 propostas foram recebidas e, logo depois, uma lista com as pré-selecionadas foi elaborada para que fossem apresentadas a um painel de jurados composto pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (já falecido), o designer Hans Donner, a super modelo Gisele Bündchen, o autor Paulo Coelho, a cantora e atriz Ivete Sangalo, assim como personalidades do futebol: o presidente (na época) da Confederação Brasileira de Futebol Ricardo Teixeira e o secretário geral da FIFA Jerome Valcke.
O grupo foi selecionado para representar um país que, segundo Teixeira, "introduziu um novo tipo de modernidade baseado em seres humanos e sua habilidade para superar suas diferenças".

A composição do painel, no entanto, provocou certa controvérsia. A Associação dos Designers Gráficos do Brasil reclamou que havia sido excluída do processo, e o aclamado designer gráfico brasileiro Alexadre Woliner queixou-se: "Eles não respeitam os profissionais ou o profissionalismo".
O painel foi convidado a classificar os desenhos, levando em conta vários fatores incluindo como cada um transmitia o espírito do Brasil e a conexão do país com a Copa do Mundo, o mérito artístico e criativo, e a exclusividade.

E o vencedor é...
A grande revelação do design ocorreu em um evento especial no Centro de Convenções Sandton de Johannesburgo dois dias antes da final da Copa do Mundo de 2010 entre Espanha e Holanda.
O design vencedor foi criado pela agência brasileira de design África e foi chamado de "Inspiração". Ele foi inspirado por uma fotografia icônica de três mãos juntas levantando o troféu mais famoso do mundo, enquanto as mãos interconectadas simbolizam unidade.

Com o Brasil ganhando a Copa do Mundo por cinco vezes - mais do que qualquer outro país - considerou-se apropriado que uma representação do troféu devesse ser tão aparente no logo.

O verde e amarelo são as cores predominantes, formando um elo com a bandeira nacional brasileira, mas também simbolizando as florestas tropicais, as praias e o sol, pelos quais o país é tão famoso. O ano do torneio também aparece no emblema em números vermelhos.

Reação ao logo de 2014
Aparentemente, a FIFA ficou muito satisfeita com o resultado. O site oficial da entidade máxima do futebol mundial declara: "A combinação entre a imagem forte, a tipografia contemporânea e as cores vivas é extremamente feliz em capturar a modernidade e a diversidade brasileiras".

Contudo, nem todo mundo concorda. Controvérsias envolvendo o processo para o design do emblema inevitavelmente levaram a um maior criticismo em relação ao design final. A queixa mais comum é de que as mãos aparecem proeminentes demais no maior evento de um esporte cujo uso das mãos está banido para todos os jogadores, exceto para os goleiros.
Wollner afirmou: "Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo 'que vergonha'. Sabe quando você fala "que vergonha" e põe a mão no rosto?"
Diversas comparações têm sido feitas sobre a palma da mão no rosto, que é um gesto de posicionamento das mãos para expressar frustração, decepção ou vergonha.
Apesar disso, o logo oficial da Copa do Mundo de 2014 será visto em toda a parte quando o torneio começar e, juntamente com o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, será considerado uma parte importante do colorido e da personalidade do torneio.
Cinco curiosidades sobre os álbuns de figurinhas da Copa
Lorena Arroyo a BBC Mundo
O Brasil é onde há maior número de colecionadores, segundo a Panini.
Este pode ser considerado o primeiro sintoma da febre da Copa do Mundo: o lançamento, a cada quatro anos, do álbum do torneio com figurinhas dos jogadores das seleções.
Um mês antes do início da Copa do Mundo no Brasil, em 12 de junho, milhares de colecionadores e fãs colecionam figurinhas com os rostos dos jogadores das 32 seleções participantes, além de outras 40 figuras com temas diversos como o mascote oficial Fuleco, a bola Brazuca, o troféu da Copa do Mundo ou os logotipos de cada federação.
"Para mim, o Mundial não começa com o jogo de abertura, começa no dia que eu tenho o álbum em mãos", disse à BBC Juan Carlos Ortiz, publicitário colombiano residente nos EUA.
"Minha vida é retratada nos álbuns das Copas. Na verdade, eu tenho 12 álbuns de vida, 12 Copas de vida", diz o colecionador, que tem álbuns completos desde o Mundial de 1970, quando ele tinha apenas um ano e seu pai completou um álbum para ele. A coleção de figurinhas tornou-se uma tradição, agora com seus filhos de 8 e 10 anos.
Foi justamente na Copa de 1970 que a empresa italiana Panini lançou seu primeiro álbum.
A BBC reuniu alguns detalhes curiosos na história de 44 anos e 12 álbuns das figurinhas.
1. A Copa no país das figurinhas
As figurinhas dos jogadores da Copa do Mundo no Brasil são fabricadas na fábrica da Panini em Tamboré, na Grande São Paulo. São impressas 40 milhões de figurinhas diariamente.
De acordo com a Reuters, a empresa espera chegar a mais de 8 milhões de colecionadores no Brasil e até mesmo a presidente Dilma Rousseff disse estar ajudando seu neto a completar seu álbum.
Segundo a Panini, o Brasil é onde há mais colecionadores.
2. Existe figurinha mais díficil?
A empresa italiana diz que não há uma figurinha mais difícil que a outra de ser encontrada e que é tudo uma questão de estatística. Apesar disso, colecionadores sempre relatam dificuldades para conseguir alguns selos.
O caso mais emblemático é de Joel Campbell, da seleção da Costa Rica.
O atacante, que atualmente joga pelo Olympiakos, da Grécia, emprestado pelo inglês Arsenal, não conseguiu encontrar sua própria foto - mesmo tendo 500 figurinhas em mãos.
Ele foi ao Twitter reclamar e, entre as mais de 7,4 mil respostas que teve, estava uma da conta oficial da Panini no Reino Unido e Irlanda, prometendo-o a tão procurada figurinha.
3. No álbum, sim; no campo, não
Ao contrário de Campbell, há outros jogadores que deverão se contentar em ilustrar o álbum Panini. É que, apesar de estarem entre os jogadores, não participarão do Mundial por não terem sido convocados.
Esse é o caso do brasileiro Robinho, dos mexicanos Moisés Muñoz e Aldo de Nigris, do bósnio Adnan Zahirovic e dos nigerianos Jonh Ogu e Ideye Brown, entre outros.
Há aqueles que ainda não sabem se serão convocados devido a lesões, como o atacante colombiano Radamel Falcao, cuja recuperação de uma lesão no joelho ainda está indefinida.
Os responsáveis pelo álbum reconhecem que sempre há esse risco, já que o álbum é lançado antes de as seleções serem anunciadas.
No entanto, a Panini tem um departamento com pessoas envolvidas com o futebol local de cada país e que trabalham com as federações e ligas, com as quais obtém uma lista dos potenciais convocados.
4. Indicador de inflação
O preço das figurinhas depende do país e até mesmo de onde se compra, já que elas podem ser encontradas pela internet a um preço mais baixo.
Assim, nos Estados Unidos, um pacote com sete figurinhas custa US$ 1 (R$ 2,22), enquanto que no Brasil um pacote com cinco figurinhas sai por R$ 1,00.
Na Venezuela, embora a seleção não tenha se classificado para a Copa do Mundo, muitos colecionadores lamentaram nas redes sociais sobre como a inflação galopante se refletia no preços das figurinhas. O índice alcançou novo recorde no mês de março ao atingir 58,4% ao ano.
No país, que acaba de definir o salário mínimo em 4.251 bolívares por mês, equivalente a entre US$ 85 e US$ 675, dependendo da taxa de câmbio usada, o pacote de cinco figurinhas custa 50 bolívares, em comparação aos 4,5 bolívares que custavam quatro anos atrás.
De acordo com um cálculo feito pelo jornal venezuelano Últimas Noticias, em um cenário ideal em que o colecionador não encontrasse figurinhas repetidas, completar o álbum custaria 6.560 bolívares.
Isso, de acordo com o jornal, levou muitos a desistir de completar a coleção.
5. Tudo pelas minhas figurinhas!
Ortiz tem todos os álbuns completos desde a Copa do Mundo no México, em 1970.
"Para completar um álbum, eu faço o que eu tiver de fazer", disse Ortiz à BBC.
O colombiano tem uma estratégia clara: primeiro compra uma caixa cheia com a qual, segundo ele, obtém quase 80% das figurinhas.
"Depois, você já tem um volume para começar a trocar", diz o colombiano, que agora tem dois "representantes oficiais": seus filhos, que trocam figurinhas repetidas na escola.
Mas nem todo mundo usa métodos tão ortodoxos. Nas últimas semanas, duas notícias curiosas chamaram atenção da imprensa.
A ORIGEM DA BOLA DE FUTEBOL
Por Elton Viana - adaptado
Como surgiu a bola de futebol? Dá para perceber o quão importante é a bola se pensarmos o que seria do futebol ou outros esportes sem uma bola? A resposta seria, absolutamente nada!

A bola de futebol mais parecida com a que temos atualmente foi criada em meados de 1860, quando HJ Lindon, inspirado nas bexigas do porco, desenvolveu uma das primeiras bexigas infláveis de bolas, até que a sua invenção desse certo, Lindon ainda teve que explodir muitos porcos, para que pudesse estudar a melhor forma de criar uma bola. As bolas só começaram a ser produzidas em massa, a partir da criação do Campeonato Inglês de Futebol, fundado no ano de 1888.As empresas pioneiras nesse ramo foram a “Mitre” e a “Thomlinson de Glasgow”, o material utilizado para a confecção das pelotas era o couro. No Brasil, a bola de futebol só se fez conhecida quando Charles Miller veio até aqui trazendo consigo também, as regras do futebol. Porém, mesmo com a aparência não sendo muito diferente das antigas, a bola evoluiu muito com o avanço da tecnologia, possuindo sistemas por exemplo, que potencializam a força do chute do atleta.
Evolução das bolas
As bolas de futebol que utilizamos atualmente são totalmente diferentes das antigas quando comparado à tecnologia existente em cada uma delas. Observe a cronologia da história das bolas de futebol:
1884 – Charles Miller vem da Inglaterra e traz a primeira bola para o Brasil. Naquela época, as bolas eram feitas de couro curtido (chamado também por “capotão”) e a câmara de ar, uma bexiga de boi.
1958 – Na primeira Copa do Mundo a ser conquistada pelo Brasil, a bexiga de boi deu lugar à uma câmara de ar feita com borracha. Porém existia um problema em dias chuvosos: os de que os campos ficavam cheios de lama e as bolas, ainda feitas de couro, se encharcavam chegando a pesar o dobro do normal.
1970 – Brasil tricampeão, porém as bolas, ainda eram de couro. 1994 – Com a presença dos polímeros, as bolas começaram a ficar mais leves. O poliuretano (altamente durável e leve) foi usado como revestimento e nas camadas internas se empregou o poliestireno, as câmaras eram de látex. Utilizando esta bola neste mesmo ano, que o Brasil se tornou tetracampeão mundial.
2002 – Uma evolução com mais polímeros compondo a bola: sob o revestimento de poliuretano se empregou dez camadas de poliestireno e na câmara foi usada a borracha butílica. Outro polímero, o Kevlar, foi usado para costurar a bola.
2004 – Agora sim a tecnologia chegou às bolas. Ao invés de serem costurados, os gomos da bola utilizada nas Olimpíadas de Atenas eram unidos por ligação térmica.
Este artigo foi publicado originalmente no http://www.clubedascuriosidades.com/a-origem-da-bola-de-futebol





História do Futebol

Final da Copa de 1950: Brasil perde na final para o Uruguai
  O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
 Charles Miller: pai do futebol no Brasil
História do Futebol: origens
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.


Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. 
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. 
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
 Bola de futebol: final do século XIX

História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.


Você sabia?
- Comemora-se em 19 de julho o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em homenagem ao time mais antigo do Brasil. O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado em 19 de julho de 1900.







[1] Adaptação de texto: Revista Nova Escola Edição, n.146, Outubro de 2001




























































ENCONTRE NO CAÇA - PALAVRAS ABAIXO, PALAVRAS RELACIONADAS AO FUTEBOL.

























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COPIE AQUI AS PALAVRAS ENCONTRADAS.
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1.    OBSERVE A BANDEIRA DO BRASIL E DESENHE ABAIXO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE VOCÊ RECONHECE NA BANDEIRA:
                                                                        





2) DESENHE TAMBÉM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE VOCÊ RECONHECE NO CAMPO DE FUTEBOL:




 SITUAÇÃO-PROBLEMA
EM 2000, PELÉ RECEBEU DA FIFA O TÍTULO DE MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DA HISTÓRIA E MARADONA FICOU COM O MESMO TÍTULO EM VOTAÇÃO PELA INTERNET.
COMPARE ALGUNS DADOS SOBRE OS DOIS JOGADORES E CALCULE:

JOGADORES
MARADONA
PELÉ
INÍCIO DE CARREIRA
1976 (AOS 15 ANOS)
1956 (AOS 16 ANOS)
FIM DE CARREIRA
1997
1977
JOGOS
679
1375
GOLS
345
1283







Ø  Qual dos dois atletas jogou futebol por mais TEMPO?






Ø  De quantos jogos Pelé participou a mais que Maradona?




Ø  Quantos gols Maradona marcou a menos que Pelé?





A NOSSA COPA

VAMOS ORGANIZAR A NOSSA COPA NA ESCOLA:
Ø  TABELA DOS JOGOS:

PRIMEIROS JOGOS - DIA: ______/ _____/______

______________________ X ______________________

______________________ X ______________________

______________________ X ______________________

______________________ X ______________________


FINAL - DIA _____/ _____/______

______________________ X ______________________




SEMIFINAL – DIA _____/ _____/ ______

______________________ X ______________________

______________________ X ______________________















COMPLETE COM OS NOMES DOS TIMES:

3º LUGAR: ______________________________

2º LUGAR: ______________________________

1º LUGAR: ______________________________

VENCEDOR DA NOSSA COPA: _______________________________





LEIA O POEMA A SEGUIR DE CECÍLIA MEIRELES.

 

JOGO DE BOLA

 

A BELA BOLA
ROLA:
A BELA BOLA DO RAUL.
BOLA AMARELA,
A DA ARABELA.
A DO RAUL,
AZUL.
ROLA A AMARELA
E PULA A AZUL.
A BOLA É MOLE,
É MOLE E ROLA.
A BOLA PULA.
É BELA E PULA.
É BELA, ROLA E PULA,
É MOLE, AMARELA, AZUL.
A DE RAUL É DE ARABELA,
E A DE ARABELA É DE RAUL.


BOLA



1.  LEIA O TRECHO:

A BOLA É MOLE,
É MOLE E ROLA.

A)   CIRCULE A PALAVRA BOLA, USANDO LÁPIS AZUL.

B)   PASSE UMA LINHA EMBAIXO DA PALAVRA ROLA, USANDO O LÁPIS VERMELHO.

C)   OBSERVE AS LETRAS IGUAIS QUE APARECEM NAS DUAS PALAVRAS.

D)   ESCREVA ESSAS LETRAS NOS QUADRINHOS ABAIXO:
                                    




E)   QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS ESCREVER COM:

B
O
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A

O
L
A

O
L
A

O
L
A

O
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A

O
L
A


2.     OBSERVE QUE NOS QUADRINHOS ABAIXO, HÁ PALAVRAS ESCONDIDAS. ALGUMAS LETRAS JÁ ESTÃO ESCRITAS. QUE PALAVRAS ESTÃO ESCONDIDAS AÍ?



L




R

B


A




A “GORDUCHINHA”

DESDE A ANTIGÜIDADE, A BOLA VEM SENDO USADA NAS BRINCADEIRAS, RECEBENDO OS MAIS DIVERSOS NOMES: GORDUCHINHA, REDONDA, MENINA, PELOTA. TODOS ESSES NOMES SÃO USADOS PELOS LOCUTORES ESPORTIVOS QUANDO TRANSMITEM UMA PARTIDA DE FUTEBOL.
A PELADA, COMO É CONHECIDO O JOGO DE FUTEBOL QUE SE JOGA NORMALMENTE SEM PREOCUPAÇÕES COM REGRAS, JÁ ERA PRATICADA POR NOSSOS ANTEPASSADOS, BEM ANTES DE O BRASIL SER CONSIDERADO O PAÍS DO FUTEBOL E SE TORNAR PENTACAMPEÃO DO MUNDO.
FORAM OS INGLESES QUE ESTABELECERAM REGRAS PARA O JOGO QUE CONTA HOJE COM TRAVES, BANDEIRINHAS, JUIZ, CAMPO COM MEDIDAS ESPECÍFICAS E A PARTICIPAÇÃO DA TORCIDA.





RESPONDA AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM:

1.       NO TEXTO, A BOLA É CONHECIDA POR OUTROS NOMES. CITE-OS E ESCREVA QUAL DELES VOCÊ JÁ OUVIU FALAR.
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2.       O FUTEBOL É UM JOGO CONHECIDO DESDE A ANTIGÜIDADE. QUE OUTROS JOGOS QUE SÃO CONHECIDOS HÁ MUITOS ANOS?
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3.       QUAL DESSES JOGOS VOCÊ JÁ PARTICIPOU?
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TEXTO INSTRUCIONAL
VOCÊ JÁ JOGOU FUTEBOL? CONHECE AS REGRAS DO JOGO?
FUTEBOL

LOCAL: QUADRAS E CAMPOS.
NÚMERO DE JOGADORES: 22, 11 PARA UM TIME E 11 PARA O OUTRO TIME.
APITADOR PARA O INÍCIO DA PARTIDA: UM JUIZ.
BANDEIRINHA: 2 (DOIS).
MATERIAL: UMA BOLA.
COMO JOGAR:
1.     OS JOGADORES ENTRAM EM CAMPO. UM DOS JOGADORES VAI PARA O GOL, QUE É O GOLEIRO.
2.     O JUIZ APITA PARA COMEÇAR O JOGO. SE ALGUÉM DERRUBAR UM JOGADOR É FALTA.
3.     QUANDO ALGUÉM FAZ O GOL, O JUIZ VOLTA PÁRA O MEIO DO CAMPO COM A BOLA NA MÃO.
4.     QUANDO ALGUM JOGADOR ESTÁ NA FRENTE DA LINHA DA BOLA, O BANDEIRINHA MARCA IMPEDIMENTO.
5.     QUANDO ALGUÉM FAZ FALTA DENTRO DA ÁREA, É PÊNALTI. E, QUANDO ALGUÉM FAZ FALTA FORA DA ÁREA, É FALTA E NÃO PÊNALTI.
6.     QUANDO O TÉCNICO DO TIME VÊ QUE O JOGADOR ESTÁ CANSADO, ELE PODE SUBSTITUÍ-LO POR OUTRO JOGADOR.
7.     QUANDO O JUIZ APITA, ACABA O JOGO. O TIME QUE FEZ MAIS GOL VENCE O JOGO.






OBSERVE A TABELA ABAIXO COM OS CAMPEÕES DE TODAS AS COPAS DO MUNDO. PINTE AS TAÇAS QUE O BRASIL GANHOU NAS COPAS:
BRASIL – 2.002
ALEMANHA – 1.974
ARGENTINA – 1.978
ITÁLIA - 1982
BRASIL – 1.970
ALEMANHA – 1.990
FRANÇA – 1.998
ARGENTINA – 1.986
ITÁLIA – 2.006
BRASIL – 1.962
URUGUAI – 1.950
ITÁLIA – 1.934
INGLATERRA – 1.968
BRASIL – 1.994
ITÁLIA – 1.938
URUGUAI – 1.930
ALEMANHA – 1.954
BRASIL – 1.958
ESPANHA - 2010




LEIA O TEXTO A SEGUIR:

EU TAMBÉM QUERO JOGAR!

POIS ERAM DOIS IRMÃOS: UM MENINO, O PEDRO. E UMA MENINA A JOANA.
ELES VIVIAM COM OS PAIS, SEU SETÚBAL E DONA BRITES. E OS PROBLEMAS QUE ELES TINHAM NÃO ERAM DIFERENTES DOS PROBLEMAS DE TODOS OS IRMÃOS.
POR EXEMPLO...
PEDRO PEGAVA A BOLA PARA IR JOGAR FUTEBOL, LÁ VINHA JOANA:
- EU TAMBÉM QUERO JOGAR!
PEDRO DANAVA:
- ONDE É QUE JÁ SE VIU MULHER JOGAR FUTEBOL?
- EM TODO LUGAR.
- EU É QUE NÃO VOU LEVAR VOCÊ! O QUE É QUE MEUS AMIGOS VÃO DIZER?
- E EU ESTOU LIGANDO PRO QUE OS SEUS AMIGOS VÃO DIZER?
- POIS EU ESTOU. NÃO LEVO E PRONTO!
JOANA FICAVA FURIOSA, BATIA AS PORTAS, CHUTAVA O QUE ENCONTRASSE NO CHÃO, FAZIA CARA FEIA.
DONA BRITES FICAVA ZANGADA:
- QUE É ISSO, MENINA? QUE COMPORTAMENTO! MENINA TEM QUE SER DELICADA, BOAZINHA...
- BOAZINHA? POIS SIM! - RESPONDIA JOANA DE MAUS MODOS.

RUTH ROCHA

INTERPRETAÇÃO
1.    PORQUE PEDRO NÃO QUERIA QUE JOANA JOGASSE FUTEBOL?
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2.    PARA DONA BRITES A MENINA TINHA QUE SER DELICADA E BOAZINHA. O QUE ELA QUERIA DIZER COM ISTO?
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1.    VOCÊ CONCORDA COM DONA BRITES?
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2.    PEDRO ACHA QUE FUTEBOL É BRINCADEIRA DE MENINO. VOCÊ CONCORDA COM ISSO? POR QUÊ?
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VAMOS CONHECER ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O FUTEBOL. MARQUE AQUELAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE:
DRIBLE DE VACA: DRIBLE EM QUE O JOGADOR LANÇA A BOLA POR UM LADO DO MARCADOR E PASSA PELO OUTRO.
GOL DE PLACA: GOL TÃO BONITO QUE ASSIM É CHAMADO POR MERECER UMA PLACA EM HOMENAGEM.
PELADA: JOGO ENTRE AMIGOS, APENAS UMA DIVERSÃO.
CARTÕES: FOI SOMENTE EM 1970 QUE COMEÇARAM A SEREM, OS CARTÕES VERMELHO, EXPULSÃO E O AMARELO, ADVERTÊNCIA.
CHAPÉU: DRIBLE EM QUE O JOGADOR LANÇA A BOLA POR CIMA DO ADVERSÁRIO, DOMINANDO-A NO OUTRO LADO.
CHUTE DE LETRA: LANCE ONDE O JOGADOR CHUTA A BOLA CRUZANDO UMA PERNA POR TRÁS DA OUTRA NA REGIÃO DO TORNOZELO.
BOMBA: CHUTE SUPER FORTE, DAQUELES EM QUE TODOS FOGEM PARA NÃO SEREM ACERTADOS.
BICICLETA: CHUTE EM QUE O JOGADOR LANÇA SUAS PERNAS PARA CIMA, A FIM DE CHUTAR A BOLA QUE SE ENCONTRA NO AR, MAIS OU MENOS NA ALTURA DE SUA CABEÇA.
FRANGO: GOL EM QUE O GOLEIRO VACILA, DEIXANDO PASSAR UMA BOLA QUE TERIA TOTAL CONDIÇÃO PARA DEFENDER.
CARRINHO: LANCE EM QUE O JOGADOR MARCADOR CORRE EM DIREÇÃO A BOLA E SE JOGA PARA DESLIZAR NA GRAMA TENTANDO TIRAR A BOLA DO ADVERSÁRIO.



 PINTE ALGUMAS BANDEIRAS DOS PAÍSES DA COPA:











       

    
      
    
 CRUZADINHA DA COPA DO MUNDO
1.    PENALIDADE CONTRA O JOGADOR.
2.    GAROTO INCUMBIDO DE BUSCAR E DEVOLVER A BOLA.
3.    COLETIVO DE JOGADORES.
4.    PESSOA RESPONSÁVEL PELO TREINAMENTO DOS JOGADORES.
5.    SÉRIE DE TOQUES NA BOLA, SEM QUE O JOGADOR E O PÉ TOQUEM O CHÃO.
6.    TIME QUE FICA EM ÚLTIMO LUGAR.






















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RESPOSTAS:
1.     FALTA  - 2. GÂNDULA -  3. TIME -  4.TÉCNICO -  5. EMBAIXADA - 6. FRANGO –
7.     LANTERNA











Um comentário:


  1. Olá vim dos Educadores Multiplicadores, Passando para te visitar e para te convidar a visitar e fazer parte de meu novo blog, e que o antigo foi invadido e excluído,estou seguindo todos os amigos novamente, mas devagar estou recomeçando, uma semana abençoada! http://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com.br/
    Gostaria também de te convidar a substituir o link-me do Arte de Educar em seu blog.

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