terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jogo mais perto do 10


Nome da Atividade: Jogo “ Mais perto do 10”
Professora Adriana Dezerto
Conteúdo:  Noção de quantidade, representação numérica, soma e subtração.

Desenvolvimento:
1º momento : Digitar e imprimir 16 cartas (por grupo) com os numerais de 0 a 7, sendo duas de cada com 0 (zero),1 (um), 4(quatro) e 5(cinco), mais três de cada com 2(dois) e 3(três), e para finalizar uma ficha com 5(cinco) e uma com 7(sete).
Observe o modelo:









2º momento: Pedir para que os alunos tragam tampinhas para marcar os ganhadores por rodada .

Depois do joguinho confeccionado com ajuda dos alunos para colorir e recortar ficará mais ou menos assim:






3º momento: Jogando seguindo algumas regras:
Ø  4 a 5 crianças jogam.
Ø  As cartas, embaralhadas, ficam espalhadas no centro do grupo, com os números virados para baixo.
Ø  Cada jogador pega duas cartas.
Ø  Ganha quem conseguir o total de 10, ou o número” mais perto de 10”.
Ø  O ganhador de cada rodada recebe uma tampinha.
Ø  No caso de empate, por exemplo 9 e 11, cada um dos jogadores ganha uma tampinha.
Ø  Os jogadores devolvem as cartas para uma próxima rodada.
Ø  Depois de 5 rodadas, será campeão quem tiver mais fichas.

É interessante que seja um momento descontração:




  




Fechamento: Para finalizar a atividade são realizadas atividades complementares, elaboradas de acordo com o nível e necessidades da turma:

1-     NO JOGO MAIS PERTO DE 10, ALICE, BRENO, CARLA E DANIEL TIRARAM AS SEGUINTES CARTAS:

A)    ALICE – CARTAS 1 E 7
B)    BRENO – CARTAS 5 E 6
C)    CARLA- CARTAS 3 E4
D)    DANIEL – CARTAS 4 E 0

     A) QUEM GANHOU ESTA RODADA?____________________
     B) QUEM FICOU EM SEGUNDO LUGAR?___________________
     C) QUANTOS PONTOS FALATM PARA O QUARTO COLOCADO CHEGAR AO 10?
       2- NA 2ª RODADA, BRENO DISSE : ESTOU 3 PONTOS LONGE DO 10. ENTÃO BRENO FEZ_____________________ PONTOS.
3- NA 3ª RODADA, ALICE FEZ 5 PONTOS, DESENHE AS CARTAS QUE ALICE PODE TER TIRADO.


Também as formas de registro, organização, sequência, tabelas e gráficos:




O Importante com este jogo, como em qualquer outro é que se explore as diversas possibilidades, desde a confecção a produção final, com criatividade para alcance do objetivo almejado. Não deve ser jogado e esquecido, é necessário que se complemente, registre e o faça prazerosamente um instrumento de conhecimento que rompa as barreiras, as dificuldades.


2 comentários:

  1. Boa noite
    Passei pelo teu cantinho para te convidar a visitar o meu espaço de poesia. Espero que goste(s.)
    Um abraço, Ana Pereira
    http://almainspiradora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir