sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS - 1º TRIMESTRE


 - ABERTURA
- Agradecimento aos pais pela presença.
- Passar a lista de presença.
- Apresentação da professora:
- nome;
- formação;
- há quanto tempo trabalha com educação, e nesta escola.

II - PRÁTICA E PEDAGÓGICA
- Organização da sala onde será realizada a reunião.
- Escrever uma mensagem para os pais, na lousa.
- Preparar uma lembrança da reunião.  - Leitura e reflexão do texto, junto aos pais. (Texto previamente escolhido pela professora, que pode ser somente uma mensagem ou texto para reflexão, exemplo: Disciplina, Cuidados, Valores, (sendo pertinentes ao tipo de turma), etc.)
- Procure conscientizar os pais tendo como tema: " O que a criança faz no 1ª ano sua importância, as mudanças no desenvolvimento cognitivo, a aquisição da linguagem, a socialização, a capacidade de enfrentar e solucionar problemas, etc.
- Explicar a função do planejamento, o conhecimento da faixa etária, que existem conteúdos a serem trabalhados de acordo com a faixa etária, como é feito seu planejamento semanal, etc.
- Falar sobre as hipóteses linguísticas.
- Semanário (planejamento semanal), (rotina, relatório semanal, avaliação semestral do trabalho realizado).
- Tarefa - Orientar quanto ao dia que será enviada e devolvida, participação dos pais, a importância dessa atividade na vida da criança, a higiene e cuidado com a tarefa.
- Projetos coletivos e/ou da turma.
- Deixe claro que você tem objetivos e metas a alcançar quando realiza uma atividade e/ou um projeto com os alunos, ou seja, a função da escola.
- Para os alunos que estão frequentando a escola pela primeira vez, é preciso falar aos pais sobre essa nova etapa na vida da criança (dúvidas, ansiedades e expectativas dos pais). É importante que o adulto não transmita essas aflições para às crianças. E sempre que necessário procure a escola para conversar e tirar dúvidas.
- Fale do cardápio escolar, o que as crianças comem na escola.
- Fale sobre a rotina escolar o que eles fazem desde o horário que chegam à escola. (Isso tranquiliza, passa segurança e explica várias situações, como por exemplo: que ele é levado ao banheiro, que ele bebe água, que tem hora para brincar, hora de atividade, etc.)
- Procure ser discreta e fale em particular com a mãe, se preciso for.
- Ressalte sempre pelo menos um ponto positivo da criança, não fale só de coisas "negativas".
- Elogie a presença e fale da importância da participação dos pais na vida escolar da criança.

III - ASSUNTOS DIVERSOS
- Material escolar (importância de enviar na medida do possível).
- Explicar a rotina da escola (horário de entrada, saída, lanche, almoço, atividades).
- Caso o responsável pela criança não possa ir à escola buscá-la, comunicar com antecedência, pois somente assim a criança será entregue, atualizar sempre a lista de autorizados a buscar à criança.
- Remédio somente com receita médica, constando na caixa e no vidro o nome da criança, a turma, quantidade a ser ministrada, com uma cópia da receita para ser anexada ao prontuário da criança.
- Atualizar endereço e telefone em caso de precisar contactar a família.
- Reforçar os cuidados com os cabelos das crianças (para evitarmos o contágio dos piolhos), meninas cabelos sempre presos e bem cortados, franjas nos olhos, meninos cabelos curtos.
- Verificar e cortar as unhas das crianças, sempre que necessário.
- Verificar todos os dias as mochilas, para trocas de roupas sujas, verificar bilhetes, toalhas, colocar o nome da criança em seus pertences, mandar uma sacola plástica para colocar as roupas sujas.
- Conscientizar sobre a importância dos bilhetes. Ésta é a nossa forma de comunicação.
- Não permitir que a criança traga para a escola: doces, balas, bolachas etc.
- Meninas não deverão vir de saia ou vestido, pois brincam sentadas na areia e no aparelho recreativo, vir de short ou calça.
- Festas na escola - Ressaltar a importância da família nos eventos (festas, rifas, etc.).
IV - ENCERRAMENTO DA REUNIÃO
- Dar a palavra aos pais.
- Se quiser pode pedir aos pais que deixem um recado por escrito no caderno do filho.
- Não esquecer de elogiar a turma como um todo.
- Agradecer a presença dos pais.
- Entregar a lembrancinha.



6 comentários:

  1. Nossa gostei desse momento de reunião, olha que eu não gosto de fazer reunião, mas assim parece tão mais fácil. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, quando se fala em fazer reunião de pais, da até um frio na barriga, parece um bicho de sete cabeças. Mas depois de seguir essas orientações da até para encarar numa boa. Ótimas dicas. Obrigada!!! 😊😊😊

    ResponderExcluir
  3. " Ótimo trabalho, sempre a agregar, grato! "

    ResponderExcluir