sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CALENDÁRIOS 2016 PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES.

MEDIDA DE TEMPO - Calendário

O dia e  a semana
O ano e os meses
Diferentes calendários

Objetivos de aprendizagem:
* Identificar os dias da semana e a rotina semana
* Identificar o uso dos calendários.
* Localizar os fins de semana na semana.
* Identificar a duração dos meses e do ano.
* Nomear os meses do ano
* Identificar no calendário os meses de aula e os meses de férias.

     Gostaria de deixar uma dica para quem está iniciando, é importante para compreensão do aluno quanto a passagem dos dias que se use o calendário diariamente. Como? Você deve ter o seu fixado em um lugar de fácil acesso na sala, e o aluno, o dele de preferência colado no caderno. Ambos farão o registro colorindo aquele determinado dia. E é também bem interessante marcar os dias não letivos, costumo fazer isso de vermelho. 
Há várias maneiras gostosas de trabalhar o calendário, fazendo os registros, destacando o ano, quantidades de dias no mês, meses no ano, lista de aniversariantes, aniversariantes do mês, data de nascimento de cada um (tipo,sublinhe o mês que você nasceu, quantos anos você vai comemorar no próximo aniversário). Enfim, o tema é amplo ,necessário e interdisciplinar.
     Depois da exploração do calendário, você pode solicitar que façam as atividades que tratam da organização das semanas em agrupamentos de 7 dias, e da função da vida social e cotidiano do aluno.
para concluir o tema, verifique se o aluno é capaz de perceber o papel central do trabalho na sociedade. Pergunte, por exemplo por que acham que organizamos os dias em semana e fim de semana? Também, se os pais trabalham fora, quantos dias trabalham  e quantos dias não trabalham?
Explique o que é planejar, pensar em algumas coisas que gostariam de fazer e outras que são obrigados.
     Uma ideia legal é fazer em uma folha com  quadrados os dias da semana para preenchê-los com suas tarefas.Quanto ao ano e meses é necessário conhecer e saber o nome dos meses e a devida sequência.
     Outro ponto importante é não deixar de explicar sobre o ano bissexto.
     Espero que as dicas sejam proveitosas e estou aberta a mais ideias, fiquem a vontade para compartilhar e trocar ideias, gosto muito disso, use os comentários, muita coisa legal pode surgir.  

      Beijo no coração de cada um de vocês. Segue os calendários feitos com muito carinho:

       














5 comentários:

  1. Parabéns professora excelente trabalho!!! Gosto muito de trabalhar calendário com a minha turma, é uma ótima ferramenta de trabalho!!!! Que Deus continue lhe abençoando!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite por favor vc teria um calendario para 2017

    ResponderExcluir
  3. Oi boa noite por favor vc teria um calendario para 2017

    ResponderExcluir