sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


PARECER DESCRITIVO OU RELATÓRIO DO ALUNO

CONSIDERAÇÕES




“POR QUE É IMPORTANTE REGISTRAR? O ATO DE CONHECER É PERMANENTE? ENTÃO ESTÁ IMPLÍCITO O CONHECIMENTO COMO ATO SOCIAL E QUE ESSE EDUCADOR FEZ HISTÓRIA. NÃO EXISTE SUJEITO DO CONHECIMENTO SEM APROPRIAÇÃO DE HISTÓRIA. É O REGISTRO QUE HISTORIFICA O PROCESSO PARA A CONQUISTA DO PRODUTO HISTÓRICO. POSSIBILITA TAMBÉM A APROPRIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA MEMÓRIA, COMO HISTÓRIA DESSE PROCESSO.” (FREIRE, M. 1989,P.5)





ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...



·         CADA ALUNO É ÚNICO E DIFERENTE. PARECERES IGUAIS PRESSUPÕE ALUNOS IGUAIS;

·         O PARECER DESCRITIVO DEVE COMPLEMENTAR AQUILO QUE




SUGESTÃO
RELATÓRIO INDIVIDUAL
EM RELAÇÃO À ASSIMILAÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS:
O ALUNO É EXCELENTE, INDEPENDENTE E REALIZA TODAS AS ATIVIDADES.
O ALUNO É MUITO BOM, PORÉM TEM NECESSIDADE DE CONSULTAR O PROFESSOR.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É DEPENDENTE DO PROFESSOR, MAS REALIZA APESAR DE APRESENTAR BASTANTE LENTIDÃO.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É EXTREMAMENTE DEPENDENTE DO PROFESSOR, NÃO CONSEGUE REALIZAR NADA SOZINHO E NÃO DEMONSTRA VONTADE EM APRENDER.



CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES EM SALA DE AULA:
O ALUNO É PARTICIPATIVO.
O ALUNO É PARTICIPATIVO, MAS SE EMPOLGA DEMAIS O QUE ÀS VEZES ATRAPALHA.
O ALUNO PARTICIPA SOMENTE QUANDO É SOLICITADO.
O ALUNO NÃO PARTICIPA DA AULA. DEMONSTRA APATIA.
O ALUNO É DISTRAÍDO, CONVERSA E AINDA ATRAPALHA OS DEMAIS.


QUANTO À CORREÇÃO:
O ALUNO NÃO CONSEGUE CORRIGIR OS ERROS SOZINHO, NECESSITA QUE O PROFESSOR LHE ORIENTE DURANTE A CORREÇÃO, SEJA ELA NO CADERNO OU NA APOSTILA, POIS SE DISTRAI COM MUITA FACILIDADE.
O ALUNO É EXCELENTE. CONSEGUE IDENTIFICAR E CORRIGIR SEUS ERROS SEM AUXÍLIO DO PROFESSOR, SEJAM ELES NO CADERNO OU NA APOSTILA.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, POIS APRESENTA DEFICIÊNCIA VISUAL.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, DEVIDO À FALTA DE ATENÇÃO.


QUANTO AO RELACIONAMENTO DO ALUNO COM OS COLEGAS:
RELACIONA-SE BEM COM TODOS OS COLEGAS.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, GOSTA DE SE ISOLAR.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, É AGRESSIVO.
GOSTA DE REALIZAR TRABALHOS EM GRUPO.
DEMONSTRA RESISTÊNCIA EM FAZER TRABALHOS EM EQUIPE.


QUANTO À CALIGRAFIA E DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA:
O ALUNO É EXCELENTE, TEM A LETRA LINDA, É CAPRICHOSO E NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO É EXCELENTE , MAS POR QUERER SER O PRIMEIRO DA CLASSE A TERMINAR, ACABA DEIXANDO A DESEJAR NO CAPRICHO E NA LETRA.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA BOA, PORÉM COM MUITOS ERROS.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA RUIM, MAS NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO TEM UMA LETRA MUITO BONITA E SEM ERROS, MAS DEMORA MUITO PARA COPIAR.
O ALUNO PRECISA FAZER CALIGRAFIA (CADERNO).
O ALUNO NÃO PRECISA FAZER CALIGRAFIA.


QUANTO À DISCIPLINA:
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE TANTO EM SALA DE AULA , COMO NA FILA.
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE EM SALA, PORÉM NA FILA, DEIXA A DESEJAR.
O ALUNO CONVERSA , PORÉM ACATA ÀS REGRAS DA SALA. UMA CHAMADA DE ATENÇÃO É SUFICIENTE.
O ALUNO É INDISCIPLINADO, CABENDO AO PROFESSOR CHAMAR-LHE A ATENÇÃO EM MUITOS MOMENTOS.


QUANTO AO REFORÇO:
O ALUNO NÃO NECESSITA DE REFORÇO PARALELO.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO E COMPARECE A TODOS.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO, MAS NÃO COMPARECE DEVIDO À RESISTÊNCIA DOS PAIS OU DO PRÓPRIO ALUNO.
O ALUNO COMPARECE AOS REFORÇOS, MAS APRESENTA RESISTÊNCIA EM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS (PEDE PARA IR AO BANHEIRO; BEBER ÁGUA, DISTRAI-SE COM FACILIDADE, CONVERSA, BRINCA).


QUANTO AO MATERIAL USADO EM SALA E LIÇÃO DE CASA:
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA COM CAPRICHO.
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA SEM CAPRICHO.
O ALUNO NÃO REALIZA A LIÇÃO DE CASA.
O ALUNO TRAZ TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS.
O ALUNO ESQUECE O MATERIAL ESCOLAR.



QUANTO À LEITURA:
O ALUNO LÊ COM FLUÊNCIA E ENTONAÇÃO ADEQUADOS.
O ALUNO LÊ, MAS NÃO RESPEITA OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
O ALUNO TEM DIFICULDADE NA LEITURA DAS PALAVRAS.
O ALUNO NÃO LÊ.


QUANTO AO USO DE ÓCULOS:
O ALUNO NÃO USA ÓCULOS.
O ALUNO USA ÓCULOS NORMALMENTE.
O ALUNO MOSTRA RESISTÊNCIA EM USAR O ÓCULOS, DESTA FORMA A PROFESSORA TEM QUE SOLICITAR CONSTANTEMENTE QUE O MESMO FAÇA USO CORRETO.


EM RELAÇÃO À ASSIDUIDADE DO ALUNO:
FALTA MUITO E AS MESMAS O ESTÃO PREJUDICANDO NO APRENDIZADO.
O ALUNO NÃO FALTA, EXCETO SE FOR EXTRITAMENTE NECESSÁRIO.
O ALUNO NÃO DEVERÁ FALTAR, ESTÁ COM EXCESSO DE FALTAS.
O ALUNO NÃO CONSEGUE COLOCAR O CONTEÚDO DE SALA DE AULA EM ORDEM DEVIDO AS NÚMERO DE FALTAS.


EM RELAÇÃO A SEUS MATERIAIS:
ORGANIZA COM AJUDA DAS PROFESSORAS E INSPETORA.
ORGANIZA COM TOTAL INDEPENDÊNCIA.
NÃO CONSEGUE SE ORGANIZAR.
ESQUECE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
PERDE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.



EM RELAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS:
- “NECESSITAM” DE ATENÇÃO ESPECIAIS.
- SÃO PARTICIPATIVOS.
- SÃO CRITERIOSOS, INDAGAM BASTANTE E ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO DO FILHO.
- GERALMENTE NÃO ACOMPANHAM AS LIÇÕES/ESTUDO DO FILHO, PORÉM PARTICIPAM DAS ATIVIDADES.
- NÃO SÃO PARTICIPATIVOS E POUCO COMPARECEM ÀS ATIVIDADES.



               http://renata.piraju.tur.br

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário