Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu
necessidade de ampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se
concebe na atualidade, atividades de leitura e escrita de forma dissociada.
Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja também
um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e
critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos
propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar
atento a quatro aspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra,
compreensão, reação e integração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos
além de RECONHECER a palavra escrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar
a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não
do que leu o que denota subjetividade; INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu
com outras partes do texto e com as suas experiências anteriores sobre o
assunto. Isto ocorrendo desta forma, favorece o desempenho do aluno enquanto
produtor de um texto, mas e a produção de texto dos alunos que ainda não sabem
ler, ou seja , não estão alfabetizados?
Nós professores
alfabetizadores, na maioria das vezes quando falamos de uma produção de texto
na alfabetização, vêm logo algumas interrogações:
- Será que é possível
produzir textos sem estar alfabetizado?
- Como uma criança
que ainda não sabe ler poderá produzir um texto?
Todas essas
interrogações vão depender do que entendemos por produção de texto.
Por estar
alfabetizada, não significa que a criança produz textos melhores. O que
acontece é que a criança alfabetizada produz e escreve seu próprio texto, já a
não alfabetizada apenas produz oralmente. Desta forma, apesar de não dominarem
completamente a escrita, é possível trabalhar com produção de textos na
alfabetização.
As crianças possuem um rico repertório de ideias e vocabulários, mesmo
não tendo uma postura convencional de escritores, podem e devem fazer parte da
criação de textos em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário