segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Medindo com a régua.


Objetivos:

*Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento ;
*Compreender a importância de ter uma unidade de medida padronizada;
*Reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento;
*Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida;

A RÉGUA

COM UMA RÉGUA NA MÃO

POSSO MEDIR QUASE TUDO COM PRECISÃO

A MESA, A PORTA, O BALCÃO...

E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU DEDÃO

MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS

QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO

A TRISTEZA, A ALEGRIA

O AMOR, A COMPAIXÃO...

E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.

Fonte: GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.

Reflexão:
O que podemos medir com a régua?
Para que serve a régua?
O que a régua não consegue medir? Por quê?

De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula, Brasília: MEC, SEB, 2012), a ludicidade e os jogos desenvolvem capacidades cognitivas, sociais e físicos muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
-Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes;
-Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais;
*Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo etc.;
*Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos — fita métrica;
*Fazer e utilizar estimativas de medida de comprimento;
*Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.

(BRASIL, 2012. p.28-31.). 















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