terça-feira, 3 de novembro de 2015

Pequenos textos para leitura

Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto

O aluno deve ser  preparado para esta atividade e não pego de surpresa. Ler por prazer e vontade♥ Nesta etapa o professor já deve ter lido muito para turma, e esta deve estar a vontade para esse tipo de leitura♥ Não que não possa ser avaliado, deve. Apenas que seja suave, sutil e sem imposições e constrangimentos. O professor deve ter sensibilidade na proposta da atividade.
Segue alguns textos que costumo deixar à disposição na sala junto aos outros livros , sempre ajudaram muito, tanto para os que já dominam a leitura, quanto para os que estão no início do processo. Espero que gostem♥
Beijão♥

Uma grande aliada do trabalho com fluência na escola é a leitura em voz alta, pois permite ao aluno preparar-se para ler, ensaiar, compreender para comunicar e expressar a outros um sentido. Ler para outras pessoas requer habilidade, concentração e expressividade, ou seja, envolve entonação, ritmo e ênfase. Para Goodman (1986), a leitura veloz está associada a uma alta compreensão.

Historicamente, a leitura em voz alta feita pelos alunos servia para a escola avaliar seu desempenho nessa atividade, atribuindo-lhes nota pela clareza e os erros cometidos - devia ser uma leitura rápida e eficaz, sem tropeços. Tomar leitura na escola era escolher o aluno "de surpresa", sem preparação prévia, muitas vezes sem ter lido o texto antes. De pé, o aluno lia para todos ouvirem. Os demais ficavam acompanhando para não perder o fio da leitura, com receio de serem os próximos a serem chamados e não saberem onde o colega havia parado. Se houvesse condições, os alunos decoravam o texto e apenas o reproduziam na hora da chamada, sem ler.

Ler em voz alta para outras pessoas ouvirem é um trabalho fundamental para desenvolver a fluência leitora e não para servir de avaliação. Definir a atividade, selecionar o que se lê, escolher a forma que será feita a leitura (em grupos, individualmente, divisão por personagens, por trechos etc.), ler e reler, ensaiar a apresentação, apresentar para um grupo menor (a própria classe) para ajustar alguns aspectos necessários e, por fim, apresentar a um público o que foi planejado.

Preparar a leitura envolve procedimentos específicos que devem ser socializados e explicitados. Ao definir o que cada um lerá na apresentação, os alunos podem grifar os trechos que serão lidos e destacar a última parte do colega para saber de onde partirá. Pode-se fazer um ensaio individual, outro ensaio coletivo, a apresentação para a turma e a retomada dos critérios necessários.

Ler e reler não significam de modo algum repetir várias vezes o que se leu sem ver sentido algum, apenas para tornar a leitura veloz e garantir fluência. O propósito dessa atividade é favorecer a compreensão de modo a dar mais ênfase a determinados trechos ou escolher o ritmo da narração.















































Um comentário:

  1. Maravilhoso este material tudo que eu precisava, sou mãe e estou ajudando minha filha a ler estes textos curtos é tudo que ela precisa para adquirir fluência na leitura.
    Obrigada por Compartilhar

    ResponderExcluir