EMEF
O aluno ....é
uma criança que demonstra um comportamento agitado e dificuldade de
aprendizagem. Durante as atividades faz tudo com muita rapidez a seu modo,
aparentemente com segurança, mas, nas intervenções nota-se que é uma criança
com facilidade de copiar, faz sem entender, por fazer. Não consegue usar e dar
sequência no caderno adequadamente.
O aluno
encontra-se no nível pré- silábico de escrita e diferencia letras de
números.
Percebo que
durante a aula, precisamente durante atividades que envolvam a escrita o aluno
está sempre envolvido em brincadeiras e é preciso chama-lo o tempo todo atenção
para o que está sendo realizado, rever a comanda e reiniciar o trabalho. Não
consegue concentrar-se.
Diante das
observações registradas acima, solicito avaliação na área da saúde.
Atenciosamente.
Ribeirão Preto
25 de setembro de 2018.
O aluno ...apresenta
dificuldades na realização das atividades escolares. Toda atividade que inicia
não consegue terminar apresentando desânimo. Ainda não memorizou a escrita do
próprio nome e não reconhece as letras e os números. Esquece o que lhe é dito
com muita facilidade, em questão de segundos. Foram tomadas algumas medidas
como reforço paralelo com a utilização do alfabeto móvel, jogos e atividades
diferenciadas do grupo, mas não houve resultado, mesmo com um trabalho
individualizado apresenta grande dificuldade de concentração. Durante as
atividades de maior interesse pela turma, percebo que o Gustavo demonstra
indiferença, não participa.
Apesar das dificuldades apresentadas é um
aluno muito ativo durante as brincadeiras, possui um bom relacionamento com o
grupo .
Com base nas
observações diárias descritas, solicito encaminhamento para avaliação médica.
Atenciosamente.
Ribeirão Preto
25 de setembro de 2018.
Escola
1º ano
O aluno ....é
uma criança muito agitada e com dificuldade de concentração. Encontra-se no
nível pré-silábico de escrita e não reconhece as letras.
De acordo com as
observações neste trimestre, o aluno
demonstrou dificuldades na execução das atividades propostas. Dorme até a hora
do recreio, e é difícil despertá-lo. Quando não, pouco participa, sempre muda a
comanda recortando, rabiscando ou rasgando, seja atividade em folha ou no
caderno. Raramente realiza as os deveres de casa e tem sempre uma justificativa
para tudo. Nota-se também que seu comportamento inquieto prejudica-o, pois não
consegue concluir nada que inicia. Faz seus materiais de brinquedos quando está
acordado. Quando não, está tentando desconcentrar um amigo, jogando objetos,
batendo ou usando de xingamentos.
As intervenções são feitas quando o aluno
possibilita que sejam, com atividades diversificadas dentro do contexto da
aula, muito dialogo quanto aos deveres da escola e dos alunos e sobre a
importância sobre levar os estudos à sério. Diante dos
fatos e pensando na questão da aprendizagem, da aquisição da leitura e escrita
para vida social desta criança, solicito uma avaliação clínica.
Atenciosamente.
Ribeirão Preto
25 de setembro de 2018.
EMEF.
1º ano
O aluno ..., 7 anos de idade, matriculado nesta
escola, apresenta um comportamento normal para idade, tem bom relacionamento
com a professora e colegas, é uma criança calma e demonstra muita preocupação
com a família.
Durante as aulas é muito dedicado e participativo, porém, quando
questionado sobre determinada atividade ou questão, não consegue responder. É
uma criança que copia, mas não entende o que está fazendo. Não lê, reconhece
apenas algumas letras do alfabeto. Na escrita, encontra-se no nível
pré-silábico e algumas vezes tem dificuldade em escrever e identificar o
próprio nome.
Pela dedicação e interesse desta criança seria comum se estivesse
avançando no processo de alfabetização, mas, demonstra muita dificuldade e
esquece o que lhe é dito com facilidade.
As intervenções são feitas durante as aulas com atividades diferenciadas
e apoio individual.
Pensando no bem estar e aprendizagem desta criança, solicito avaliação na
área da saúde.
Estou a disposição para outras informações, caso seja necessário.
Atenciosamente.
_____________________________________
Ribeirão Preto, 08 de outubro de 2018
O aluno ... encontra-se o nível silábico de escrita e apresenta dificuldade na execução das
atividades e acompanhamento do conteúdo.
Não possui bom
relacionamento com o grupo, pois todos os dias acontece algum incidente
envolvendo o aluno, mas apesar disso, é bem aceito nos poucos momentos que
demonstra certa tranquilidade. O relacionamento com a professora é satisfatório
apesar da dificuldade que aluno apresenta em dialogar. Costuma não aceitar e
compreender as solicitações dos adultos e ainda não desenvolveu habilidades
para o convívio em ambiente escolar, pois demonstra um comportamento inadequado, sempre agitado ,
pulando pela sala ou chutando um amigo. Quando não, está fora da sala de aula,
pois sai sem autorização. A família foi notificada.
As intervenções são feitas
por reforço escolar e atendimento individualizado (quando possível), atividades
diversificadas e em nível inicial de alfabetização. Coletivamente elaboramos
“combinados” para diminuir os conflitos e tentativas constantes de
mantê-lo estimulado a executar as atividades propostas.
Diante dos fatos e pensando
na aprendizagem e bom desenvolvimento físico , emocional e social desta
criança, solicito avaliação na área de saúde.
Encontro-me à disposição
para outras informações se necessário.
Atenciosamente.
Professora ...
13/06/2017
PROFESSORA
......
ALUNO:
.....
RELATÓRIO DE ALUNO
O aluno ....., 8 anos de idade, cursando o 2º
ano do ensino fundamental nesta Escola é uma criança com o comportamento normal
para idade. Possui um bom relacionamento com grupo e com a professora.
Quanto ao seu desenvolvimento na aquisição de
leitura e escrita não houve avanços neste 1º trimestre e por este motivo foi
solicitado pela direção da escola uma avaliação clínica. O aluno encontra-se no
nível pré-silábico de escrita, não reconhece
as letras e demonstra dificuldades na oralidade, substituindo e omitindo
fonemas: casa-tasa, parede-paede, sapo-chapo, porta-pota). Possui uma fala
aparentemente infantilizada e algumas vezes ininteligível.
As intervenções estão sendo feitas através de
estímulos como leitura diária, jogos e atividades diversificadas em nível
inicial de alfabetização, e principalmente, conversando com o aluno e ouvindo-o
com atenção, sempre dando um modelo de fala correto.
Estou à disposição caso haja necessidade de
outras informações.
Atenciosamente.
___________________________________
Professora .....
Ribeirão Preto, .............................
2015.
EMEF
.....
PROFESSORA
.....
ALUNO:
...... - 2º ANO A
Relatório de Aluno
O aluno ........, 8 anos, encontra-se no nível pré-silábico de escrita e não
reconhece as letras. Quanto ao raciocínio lógico matemático, reconhece alguns
números (com ajuda) e aos transcrevê-los traça-os espelhadamente. Não
atende as comandas, faz apenas o que quer e quando quer.
Não possui
bom relacionamento com o grupo, pois todo o dia acontece algum incidente envolvendo o aluno, mas
apesar disso, é bem aceito nos poucos momentos que demonstra certa tranquilidade.
O relacionamento com a professora é satisfatório apesar da dificuldade que
aluno apresenta em dialogar. Costuma não aceitar e compreender as solicitações
dos adultos e ainda não desenvolveu habilidades para o convívio em ambiente
escolar, pois demonstra agressividade e usa de meios físicos para conseguir
o que deseja. Na sala de aula, fila, refeitório e no recreio sempre agride um
colega, e justifica sendo em sua defesa. Todos os dias, principalmente após o
recreio é quase impossível trabalhar, pois o aluno anda pela sala, emite sons
de raiva e ameaça a todos com os objetos escolares, seja lápis, caneta ou
tesoura.
As intervenções são feitas por reforço
escolar e atendimento individualizado (quando possível), atividades
diversificadas e em nível inicial de alfabetização. Coletivamente elaboramos
“combinados” para diminuir os conflitos e tentativas constantes de
mantê-lo estimulado a executar as
atividades propostas.
Diante dos fatos e pensando na aprendizagem e
bom desenvolvimento físico , emocional e social desta criança, solicito
avaliação na área de saúde.
Encontro-me à disposição para outras
informações se necessário.
Atenciosamente.
___________________________________
Professora ......
Ribeirão Preto, ...................................
2015
EMEF
......
PROFESSORA
.....
ALUNO:
........ - 2º ano ..... – manhã
RELATÓRIO DE ALUNO
O
aluno..................,8 anos, é uma criança muito agitada e com dificuldade
de concentração. Encontra-se no nível pré-silábico de escrita e não reconhece
as letras.
De acordo com as observações neste 1º
trimestre, o aluno demonstrou dificuldades na execução das atividades
propostas. Ele sempre muda a comanda recortando, rabiscando ou rasgando, seja
atividade em folha ou no caderno. Raramente realiza as os deveres de casa e tem
sempre uma justificativa para tudo. Nota-se também que seu comportamento
inquieto prejudica-o, pois não consegue concluir nada que inicia. Faz seus
materiais de brinquedos o tempo todo e fala em voz alta com seus pensamentos. Na reunião de
pais pude tratar com a mãe que pede uma posição da escola em relação com as
dificuldades de aprendizagem do seu filho. As
intervenções estão sendo pontuais: reforço, atividades diversificadas dentro do
contexto da aula, muito dialogo quanto aos deveres da escola e dos alunos e
sobre a importância sobre levar os estudos a sério. Diante
dos fatos e pensando na questão da aprendizagem, da aquisição da leitura e
escrita para vida social desta criança, solicito uma avaliação clinica. Atenciosamente.
___________________________________
Professora .......................
Ribeirão Preto, ...................................
2015.
EMEF
................................
PROFESSORA
............................
ALUNO:
........................... - 2º ANO ........
A aluna ........................ não realiza as atividades propostas,
aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras
atividades. Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio escolar, pois,
não cumpre as regras e as solicitações dos adultos. Muitas vezes é indelicada
com a professora e com os colegas, tornando difícil sua
aceitação pela turma. Encontra-se no nível silábico- alfabético de escrita e
possui dificuldade de aprendizagem. Seu comportamento torna-se preocupante à
medida que prejudica seus avanços.
____________________________
Professora
...............................
Ribeirão
Preto,18 de maio de 2015.
EMEF ..........................................
PROFESSORA .........................
ALUNO: .......................... - 2º ANO ............
Relatório de aluno
O aluno ........................ é uma criança que apresenta
dificuldade de aprendizagem. É esforçado e por este motivo vem se superando. De
acordo com as observações diárias percebe-se atitudes infantilizadas e mudança
naquilo que lhe é proposto, parece não entender as comandas. As intervenções
são feitas com atividades diferenciadas e apoio familiar com o caderno de
reforço que é utilizado desde o ano passado. Também, com acompanhamento
individualizado pelas professoras de sala e apoio, quando é possível.
Por ser um aluno de bom
comportamento e bem assistido pela família, esperamos ótimos resultados para o
próximo trimestre.
Atenciosamente.
___________________________________
Professora .........................................
Ribeirão Preto, .................... 2015.
EMEF ..........................
PROFESSORA ....................................
ALUNO: ................................... - 2º ANO ............
Relatório de aluno
O aluno ........................................apresenta
dificuldades na realização das atividades escolares. Toda atividade que inicia
não consegue concluir apresentando desânimo. Esquece o que lhe é dito com muita
facilidade. Foram tomadas algumas medidas como reforço paralelo, utilização do
alfabeto móvel, jogos e atividades diferenciadas do grupo, mas não houve
resultado, mesmo com um trabalho individualizado apresenta grande dificuldade
de concentração.
Apesar das dificuldades apresentadas é um aluno muito ativo
durante as brincadeiras, possui um bom relacionamento com o grupo, mas
dificilmente atende as solicitações.
Estou aguardando novos resultados neste 2º trimestre, para decidir
junto ao grupo pedagógico e a família, novos direcionamentos para o caso do
Matheus.
Atenciosamente.
___________________________________
Professora ......................................
Ribeirão Preto, ...................
de 2015.
EMEF .........................
PROFESSORA
..................................
ALUNO: .............................- 2º ANO .........................
Relatório de aluno
O aluno ............, costuma não
aceitar e compreender as solicitações dos adultos. Ainda não desenvolveu
habilidades para o convívio em ambiente escolar, pois demonstra
agressividade e usa de meios físicos para conseguir o que deseja. Na sala de
aula, fila, refeitório e no recreio sempre agride um colega e justifica sendo
em sua defesa. Não assume seus atos e usa de ameaças quando é advertido. Na
questão pedagógica apresenta dificuldade. Está no nível silábico de escrita e
consegue ler apenas palavras com sílabas simples. É capaz de melhorar seu
desempenho se dedicar-se mais aos estudos e evitando conflitos, pois isto
atrapalha muito a atenção e o raciocínio.
As intervenções são feitas com o caderno de reforço, atividades
diferenciadas e acompanhamento individualizado na leitura e execução das
atividades.
Atenciosamente.
___________________________________
.
PROFESSORA
ALUNO:
Relatório
de aluno
O aluno ..... apresenta resistência em participar das
aulas e fazer o que lhe é proposto. Foi reprovado o ano passado por motivo de
faltas, e já apresentando problemas de aprendizagem e comportamento. Possui um temperamento forte e tem bom
argumento e justificativas. Quando presente em sala de aula, além de não
participar, insiste em interromper as aulas.
Quanto à aprendizagem, o aluno demonstra dificuldade e ainda não
adquiriu os conceitos, está na hipótese de escrita pré-silábica, não
reconhecendo as letras. Apesar de várias tentativas como reforço paralelo,
atividades diversificadas e lúdicas, não há entusiasmo, demonstrando
desatenção, desinteresse e indisposição. Nas atividades em grupo sempre
encontra uma maneira de entrar em conflito com os colegas, não tendo um bom
relacionamento com a turma. Não tem nenhum capricho com os materiais escolares,
rabisca o caderno e insiste em usar caneta. Nas tentativas de diálogo o aluno
coloca-se indiferente, não aceita intervenções e solicitações dos adultos.
Costuma utilizar-se de inverdades para justificar seus atos.
Com base nas observações diárias descritas, solicito a presença
dos pais para tratar junto à direção.
Atenciosamente.
Atenciosamente.
___________________________________
ESCOLA:
NOME DO ALUNO:
SEXO:..................... - DATA DE
NASCIMENTO ..................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: ............
PROFESSORA:
....................................
O aluno .......................... apresenta
resistência em participar das aulas e fazer o que lhe é proposto. Possui um
temperamento forte e muitas vezes recusa-se entrar na escola. Quando presente
em sala de aula, além de não participar, insiste em interromper as aulas com
brincadeiras, gritos, empurrões e xingamentos. Quanto à aprendizagem, o aluno
demonstra dificuldade e ainda não adquiriu os conceitos, está na hipótese de
escrita pré-silábico, não reconhecendo as letras e os números. Apesar de várias
tentativas como reforço paralelo, atividades diversificadas e lúdicas, não há
entusiasmo, demonstrando desatenção, desinteresse e indisposição. Nas
atividades em grupo sempre encontra uma maneira de entrar em conflito com os
colegas, não tendo um bom relacionamento com a turma. Nunca cumpre os horários
e sempre há um problema no recreio. Não tem nenhum capricho com os materiais
escolares, rabisca e rasga livros e cadernos, tanto, que troca de caderno
semanalmente, além de estragar as atividades e os materiais dos colegas. Nas
tentativas de diálogo o aluno coloca-se indiferente, não aceita intervenções e
solicitações dos adultos. Costuma utilizar-se de inverdades para justificar
seus atos.
Com base nas observações diárias descritas,
solicito encaminhamento para avaliação médica.
Atenciosamente.
Professora ..................................
Ribeirão Preto,
..........................................................
ESCOLA: ...................................
NOME DO ALUNO: ..............
SEXO: ........... - DATA DE NASCIMENTO:
__/___/_____
NÍVEL ESCOLAR: ............... - ENSINO
FUNDAMENTAL– PERÍODO...................
PROFESSORA: ............
O aluno ...... é uma criança muito
prestativa, está sempre disposto a ajudar os colegas e a professora. É
solidário, está sempre oferecendo e dividindo seus pertences. Na rotina escolar,
demonstra dificuldade em realizar as atividades pedagógicas propostas, mesmo as
mais simples, por estar sempre envolvido em conflitos.
Seu comportamento é muito agitado e
aparentemente sente necessidade de estar a todo tempo em movimento. Quando é necessária
uma postura adequada à explicação, ele mexe as mãos, os pés, e morde a ponta da
carteira.
No ambiente da sala de aula é sempre muito
desorganizado, tudo fica no chão à sua volta, seus materiais e tudo que
consegue achar pelo caminho. Nunca está no seu lugar, se arrasta de uma
carteira a outra. Ainda não consegue usar o caderno sem orientação e está no
nível silábico de escrita. Reconhece as letras isoladamente e relaciona
número/quantidade.
Várias intervenções foram feitas, atividades
diversificadas, apoio individual, atividades com jogos e alfabeto móvel, mas
não consegue se concentrar e concluir uma atividade.
Costuma não aceitar as solicitações dos
adultos e a seguir as regras, tornado difícil seu convívio escolar. Apesar de
ser uma criança muito querida, na maioria das vezes não é aceito nos grupos de
estudo, brincadeiras e jogos devido esta questão.
Já foi
advertido por vários motivos indisciplinares, dentre eles,o de usar da força
para conseguir o quer, demonstrando nestes momentos agressividade com os
colegas. Também é preocupante seu avanço no processo de alfabetização por não
realizar as atividades pedagógicas propostas e desatenção às aulas.
Pelos
motivos citados e a pedido da mãe do aluno, solicito encaminhamento para
avaliação na área da saúde.
Ribeirão Preto,................
_______________________________________________
Professora .........................
ESCOLA...................
NOME DO ALUNO: .....................
SEXO: MASCULINO - DATA DE NASCIMENTO:
................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: .................
PROFESSORA:
................................
O aluno .... apresenta dificuldades na
realização das atividades escolares. Toda atividade que inicia não consegue
terminar apresentando desânimo. Ainda não memorizou a escrita do próprio nome e
não reconhece as letras e os números. Esquece o que lhe é dito com muita
facilidade, em questão de segundos. Foram tomadas algumas medidas como reforço
paralelo com a utilização do alfabeto móvel, jogos e atividades diferenciadas
do grupo, mas não houve resultado, mesmo com um trabalho individualizado
apresenta grande dificuldade de concentração. Durante as atividades na lousa ou
no livro didático percebo que o aluno força os olhos para enxergar e escrever.
Apesar das dificuldades apresentadas é um aluno muito ativo durante as
brincadeiras, possui um bom relacionamento com o grupo e inicialmente
interessa-se pelas atividades propostas.
Com base nas observações diárias descritas,
solicito encaminhamento para avaliação médica.
Atenciosamente.
Professora ........................
Ribeirão Preto, ........................
ESCOLA: .................
NOME DO ALUNO: ......................
SEXO: ................ - DATA DE NASCIMENTO:
.......................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL–
PERÍODO: MANHÃ
PROFESSORA:
.......................................
A aluna ..................... veio
transferida neste 2º trimestre (04/07/2013) de uma escola em serrana, é uma
criança muito agitada, tem um bom relacionamento com os meninos (mas não se
relaciona com as meninas). Quando chegou, verifiquei no seu antigo caderno que
as atividades que estavam sendo propostas eram inadequadas e iniciamos um novo
trabalho. Deduzi que sua dificuldade seria devido aos exercícios repetitivos
com letra de forma minúsculo e cursiva. Com esta nova experiência, conseguimos
um bom avanço, mas devido ao seu comportamento inquieto, fazer tudo pela metade
(costuma não completar as palavras e frases, mesmo copiando), rasgar as
atividades da folha e ficar todo tempo de costas, procurando com quem conversar
(paralelamente) está demonstrando muita dificuldade de avançar na hipótese de
escrita e leitura. Outro fator comprometedor é a ausência do acompanhamento dos
pais na vida escolar da filha. Ela não faz a tarefa, mando bilhetes que voltam
sem assinar. Quando chamo a irmã mais velha para tratar (está no 2º ano nesta
escola) percebo que é inútil, pois ela também tem dificuldades e falta de
acompanhamento.
Estou aguardando a reunião de pais, para
saber das possibilidades de TDAH e possível encaminhamento para área da saúde.
Professora ..........................
Ribeirão Preto,
................................
ESCOLA.......................................
NOME DO ALUNO: .......................
SEXO............................. - DATA DE
NASCIMENTO: ......................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL–
PERÍODO: MANHÃ
PROFESSORA: ...............
O aluno ..................... é uma criança
aparentemente calma que costuma fazer-se de vítima em várias situações, mesmo
quando agride verbalmente um colega. Foi remanejado recentemente (05/08/2013)
pelo mesmo motivo. Apresenta um comportamento inadequado, sempre chorando,
reclamando de dores na cabeça e tontura.
Segundo a mãe o aluno sofre de um transtorno
por ser filho único. O aluno apresenta dificuldade, está fazendo o 1º ano pela
segunda vez, encontra-se no nível silábico e reconhece algumas sílabas. É
dependente da professora nas atividades mais simples pela dificuldade de
compreensão oral.
Pelas dificuldades apresentadas e pelos
supostos problemas de saúde apontados solicito encaminhamento médico.
Atenciosamente.
Professora ..........................................
Ribeirão
Preto....................................................
ESCOLA: ................
NOME DO ALUNO: ............
SEXO.............. - DATA DE NASCIMENTO:
..............
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL–
PERÍODO: ...........
PROFESSORA: ..........................
O aluno ............... é uma criança muito
agitada, tanto que não consegue ficar sentado, faz as atividades em pé, ao lado
da cadeira. É um menino que costuma aceitar as intervenções e solicitações dos
adultos, porém, logo está cometendo o mesmo “erro”. Não consegue se concentrar,
sempre que inicia uma atividade, não consegue terminar e não se importa com
isto.
Após a separação dos pais, ficou ainda mais
agitado e agressivo com os colegas.
O comportamento inadequado está
prejudicando-o no processo de alfabetização. Encontra-se no nível silábico de
escrita e uma regressão na leitura.
Devido às observações acima relatadas,
solicito encaminhamento médico.
Atenciosamente,
Professora ..................
Ribeirão Preto, .................................
modelo de relatório: para registro
ESCOLA: ..................................
NOME DO ALUNO: ..................
SEXO: ................... - DATA DE NASCIMENTO
...................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: ..........................
PROFESSORA:
......................
O aluno .... costuma não aceitar e
compreender as solicitações dos adultos.Ainda não desenvolveu habilidades para
o convívio em ambiente escolar, pois
demonstra agressividade e usa de meios físicos para conseguir o que
deseja. Na sala de aula, fila, refeitório e no recreio sempre agride um colega
e justifica sendo em sua defesa.Foi remanejado recentemente pelos mesmos
motivos. Não assume seus atos e usa de ameaças quando é advertido.
Professora ..............
Ribeirão Preto, ............................
ESCOLA: ...........................
NOME DO ALUNO: ...................................
SEXO:............................. - DATA DE
NASCIMENTO: .............................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO..............................
PROFESSORA.............................................
O aluno .................. é um menino meigo
e carinhoso, encontra-se no nível silábico de escrita. Apresenta um
comportamento infantilizado, na fala e atitudes. Tem muita dificuldade de
concentração, pois está sempre brincando com os materiais, cantando, falando sozinho, parece estar em outro ambiente.
Neste trimestre apresentou pouco avanço, pois
está sempre envolvido nos seus
pensamentos, completamente desligado das aulas . Já escreve seu nome, reconhece
as letras e os números, sabe usar o caderno, mas nunca conclui uma atividade. É
um aluno muito doce e calado. Acredito que se mais participativo, poderia ir
muito além.
Os pais estão cientes quanto o comportamento
e vida escolar do filho e acreditam que há muito tempo ainda para o aluno se
alfabetizar.
Ribeirão Preto,
................................
Professora
.......................................
ESCOLA: .........................
NOME DO ALUNO:
...............................
SEXO: ..................... - DATA DE
NASCIMENTO: ...........................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: ....................
PROFESSORA:
...........................................
A aluna ............ não realiza as tarefas,
aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras
atividades. Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio escolar, pois,
não cumpre as regras e as solicitações dos adultos. Muitas vezes é indelicada
com a professora, usa de meios físicos e xingamentos com os colegas, tornando
difícil sua aceitação pela turma. Encontra-se no nível silábico de escrita e
possui dificuldade de aprendizagem. Seu comportamento torna-se preocupante à
medida que prejudica seus avanços.
Seus pais já estão cientes e se comprometeram
em participar da vida escolar da filha.
Ribeirão Preto, .........................
________________________________________________________
Professora ......................
ESCOLA:..................
NOME DO ALUNO: ...........................
SEXO: ............... - DATA DE NASCIMENTO:
............................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL–
PERÍODO: ........................
PROFESSORA: ........................
O aluno ....................... é uma criança
muito ativa que leva tudo na brincadeira. Ainda não está preparado para o
convívio em ambiente escolar por não entender as regras na escola. Todo seu
material é feito de brinquedo e ele não consegue se concentrar nem nos momentos
de leitura. Sua carteira é encostada à mesa da professora e mesmo assim ele
nunca está no seu lugar. Anda pela sala e brinca o tempo todo. Nos momentos dos
jogos, não consegue participar por não seguir as regras. Toma para si as peças
para fazer carrinhos, prejudicando o seu grupo.
Sua fala é infantilizada, troca o R pelo L
(notado à pouco pela professora) tornando a fala “enrolada” de difícil
compreensão. Encontra-se na hipótese silábica de escrita demonstrando grande
avanço no processo, uma vez que, não sabia segurar o lápis adequadamente e não
reconhecia as letras do próprio nome.
Estou aguardando a presença da mãe para
confirmar a possibilidade de encaminhamento à área da saúde.
Atenciosamente
Professora ...........................
Ribeirão Preto, .............................
ESCOLA: ..........................
NOME DO ALUNO: ....................
SEXO: ................... - DATA DE
NASCIMENTO: ..........................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL–
PERÍODO: .....
PROFESSORA: ...............
A aluna ................ é uma aluna muito
doce e caprichosa. Está sempre calada demonstrando muita timidez. Está na
hipótese silábica com valor e reconhece as sílabas. Nestes dois últimos
trimestres demonstrou avanços, pois apresenta dificuldade de aprendizagem e
lentidão em tudo que faz, até mesmo na oralidade. É uma criança que gosta de
copiar e “trava” na produção demonstrando insegurança na execução das
atividades diárias. Neste 2º trimestre não cumpriu com os deveres de casa
arrumando sempre uma justificativa em atividades que poderia fazer sem ajuda.
Aguardo a próxima reunião de pais para tratar
com responsável de um possível encaminhamento à área da saúde.
Professora .................................
Ribeirão Preto, ....................
ESCOLA: ....................
NOME DO ALUNO: ...................
SEXO: ................- DATA DE NASCIMENTO:
.................
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: MANHÃ
PROFESSORA: ................
O aluno ........................ é uma
criança bem acompanhada pela família quanto aos estudos. De temperamento forte,
guarda algumas mágoas pela ausência do pai (palavras da mãe), muito rebelde
está sempre aprontando com os colegas, esconde a bolsa, joga pedaços de
borracha durante a aula para desconcentrar o amigo, faz muitas travessuras no
recreio (da última vez machucou o queixo caindo da árvore) e tem muitas
reclamações na aula de educação física. É uma criança agitada e não aceita as
solicitações dos adultos. Encontra-se no nível silábico de escrita, reconhece
as sílabas, mas não consegue avançar no processo. Acredito que devido sua
dificuldade na fala (dislalia), há uma transferência na escrita, resultando o
comprometimento no seu desenvolvimento no processo de alfabetização.
O aluno foi encaminhado à saúde no 1º
trimestre.
Aguardando laudo médico.
Professora
....................................
Ribeirão Preto,
..................................
ESCOLA: ..............
NOME DO ALUNO: ............
SEXO:
.......... - DATA DE NASCIMENTO: .............
NÍVEL ESCOLAR: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL –
PERÍODO: ........
PROFESSORA:
...................
A aluna ............ é uma menina doce e
muito calada, porém quando estimulada fala pouco sobre sua vida fora do
ambiente escolar. Muitas vezes aparenta estar muito triste, e se questionada,
faz muito rodeio, mas não fala o motivo, isto coloca a professora intrigada,
pois algo está acontecendo, mas, difícil saber da aluna e seus familiares. Já
conversei com uma tia da aluna que mora na mesma casa (a Ana Luiza é criada
pelo pai, a mãe é falecida) e queria saber o número de faltas e se seria
possível acionar o conselho tutelar porque ela estaria mudando e não queria a
menina morando com o pai e a namorada. Não esclareceu o motivo e apenas disse
que a Ana era como filha e ficaria preocupada longe dela.
Num segundo momento recebi a avó materna
pedindo ajuda para ficar com a guarda da criança. A mesma procurou-me novamente
dizendo que entraria em juízo porque a menina não estaria sendo bem cuidada e
estaria vindo sozinha para escola, o que julgou ser perigoso.
O pai nunca compareceu na escola. Assina os
bilhetes quando solicitado, mas não é presente na vida escolar da criança.
Por estes motivos solicito a intervenção da
equipe gestora.
Atenciosamente
Escola: -------------------------
Aluna:
---------------------------------------------------- - Data de
nascimento:------
Professora:
-------------------------------------------------
A aluna , matriculada no ---- ano A nesta
escola no período da ------é uma criança quieta e de pouco relacionamento com
os amigos. Sua socialização é considerada boa por aceitar o grupo, mas, a
relação é simplesmente formal, ela aceita, mas não se envolve nos momentos de
discussão ou simplesmente de brincadeira. Está sempre no seu lugar e se não
solicitada, não se prontifica. Sendo esta uma das primeiras observações que me
levaram a ter uma atenção maior quanto ao comportamento da aluna.
Aparentemente na sala de aula, pode ser
considerada uma aluna dedicada e de bom comportamento, mas o que ocorre são
momentos de solidão e de isolamento (pela própria aluna), como constatei numa
conversa em que disse que era preferível ficar sozinha porque não conseguia
acompanhar.
Nos
momentos de escrita espontânea escreve com garatujas e ou letras e símbolos
soltos. Nas cópias, ou transferências da lousa para o caderno, é nítida a
dificuldade no traçado das letras, que são trêmulas e fracas, a aluna não
apresenta firmeza para escrever. Em alguns momentos segura o lápis
impropriamente para escrita, agarrando ao meio. Outra situação que chama
atenção é que em muitas palavras, mesmo que sendo transcritas, ficam
incompletas e o traçado muda completamente, formado por linhas retas e firmes e
com dificuldade de entendimento para quem lê.
Na 1ª avaliação (diagnóstica) foi solicitado
que escrevesse quatro palavras: apontador, caderno, lápis e giz. Para apontador
a aluna escreveu AUACO, para caderno; KDOAIO, lápis: AIANAI e para giz; IA.
Apesar de estar no processo de alfabetização é conveniente citar que a aluna
Ana Rita frequentou a pré- escola completou o 1º ano e encontra-se no -- ano do
ensino fundamental.
Durante a leitura, onde a professora lê uma
história diariamente para a turma, a aluna mesmo por ilustração, não consegue
desenhar nenhuma parte ou situação da história, para que ilustre um personagem
é preciso voltar ao livro ou a leitura. Como neste caso ou em momentos de
diálogo, a --- parece apagar por alguns segundos, chamo-a pelo nome, mas demora
a voltar, parece estar pensando muito longe, estar realmente distante.
A aluna ----- tem ---- anos, encontra-se no
nível pré-silábico de escrita e na leitura reconhece os sons de algumas letras
demonstrando dificuldade. Quanto ao raciocínio lógico matemático, não reconhece
os números e aos transcrevê-los traça-os espelhadamente.
Apesar da aluna não se envolver muito com a
turma é perceptível seu carinho, respeito e generosidade quando necessário. É
uma criança meiga e tranquila, mas nos momentos que se sente desafiada ou
incapaz de realizar uma atividade, chora e diz estar com forte dor de cabeça.
As intervenções em sala de aula são
constantes onde procura-se trabalhar atividades diversificadas e
individualmente quando possível. Ocupar um lugar junto à mesa da professora
buscando sua atenção à aula. É sempre solicitada como ajudante para maior
participação, contato direto com os colegas e desenvoltura.
Em uma recente conversa com a mãe e a
coordenadora da escola, soube que a aluna teve alguns problemas ---, e pude
verificar em alguns documentos confirmações de sua dificuldade de aprendizagem
em momentos anteriores.
Diante das observações registradas acima,
solicito avaliação na área da saúde.
Atenciosamente.
Professora
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_________________________________
Coordenação Pedagógica
_______________________________
Direção da Escola
Ribeirão Preto, 21 de fevereiro de 2014.
EMEF.....
PROFESSORA .......
ALUNO: .............. - 2º ANO ........
Relatório de Aluno
O aluno ......, 8 anos, encontra-se no nível
pré-silábico de escrita e não reconhece as letras. Quanto ao raciocínio lógico
matemático, reconhece alguns números (com ajuda) e aos transcrevê-los traça-os
espelhadamente. Não atende as comandas,
faz apenas o que quer e quando quer.
Não possui
bom relacionamento com o grupo, pois todos os dias acontece algum incidente envolvendo o aluno, mas
apesar disso, é bem aceito nos poucos momentos que demonstra certa
tranquilidade. O relacionamento com a professora é satisfatório apesar da
dificuldade que aluno apresenta em dialogar. Costuma não aceitar e compreender
as solicitações dos adultos e ainda não desenvolveu habilidades para o convívio
em ambiente escolar, pois demonstra
agressividade e usa de meios físicos para conseguir o que deseja. Na sala de
aula, fila, refeitório e no recreio sempre agride um colega, e justifica sendo
em sua defesa. Todos os dias, principalmente após o recreio é quase impossível
trabalhar, pois o aluno anda pela sala, emite sons de raiva e ameaça a todos
com os objetos escolares, seja lápis, caneta ou tesoura.
As intervenções são feitas por reforço
escolar e atendimento individualizado (quando possível), atividades
diversificadas e em nível inicial de alfabetização. Coletivamente elaboramos
“combinados” para diminuir os conflitos e tentativas constantes de
mantê-lo estimulado a executar as
atividades propostas.
Diante dos fatos e pensando na aprendizagem e
bom desenvolvimento físico , emocional e social desta criança, solicito
avaliação na área de saúde.
Encontro-me à disposição para outras
informações se necessário.
Atenciosamente.
Professora
....
____________________________________________
Ribeirão Preto, 04 de maio de 2015.
EMEF .....
PROFESSORA...
ALUNO: ....I
- 2º ano ......
RELATÓRIO DE ALUNO
O aluno ...., 8 anos de idade, cursando o 2º
ano do ensino fundamental nesta Escola é uma criança com o comportamento normal
para idade. Possui um bom relacionamento com grupo e com a professora.
Quanto ao seu desenvolvimento na aquisição de
leitura e escrita não houve avanços neste 1º trimestre e por este motivo foi
solicitado pela direção da escola uma avaliação clínica. O aluno encontra-se no
nível pré-silábico de escrita, não reconhece
as letras e demonstra dificuldades na oralidade, substituindo e omitindo
fonemas: casa-tasa, parede-paede, sapo-chapo, porta-pota). Possui uma fala
aparentemente infantilizada e algumas vezes ininteligível.
As intervenções estão sendo feitas através de
estímulos como leitura diária, jogos e atividades diversificadas em nível
inicial de alfabetização, e principalmente, conversando com o aluno e ouvindo-o
com atenção, sempre dando um modelo de fala correto.
Estou à disposição caso haja necessidade de
outras informações.
Atenciosamente.
___________________________________
Professora Adriana
Ribeirão Preto, 04 de maio de 2015.
EMEF .....
PROFESSORA.....
ALUNO: ........ - 2º ano A – manhã
RELATÓRIO DE ALUNO
O aluno ......,8 anos, é uma criança muito
agitada e com dificuldade de concentração. Encontra-se no nível pré-silábico de
escrita e não reconhece as letras.
De acordo com as observações neste 1º
trimestre, o aluno demonstrou dificuldades na execução das atividades
propostas. Ele sempre muda a comanda recortando, rabiscando ou rasgando, seja
atividade em folha ou no caderno. Raramente realiza as os deveres de casa e tem
sempre uma justificativa para tudo. Nota-se também que seu comportamento
inquieto prejudica-o, pois não consegue concluir nada que inicia. Faz seus
materiais de brinquedos o tempo todo e fala em voz alta com seus
pensamentos.
Na reunião de pais pude tratar com a mãe que pede uma posição da escola
em relação com as dificuldades de aprendizagem do seu filho. As intervenções estão sendo
pontuais: reforço, atividades diversificadas dentro do contexto da aula, muito
dialogo quanto aos deveres da escola e dos alunos e sobre a importância sobre
levar os estudos à sério. Diante dos
fatos e pensando na questão da aprendizagem, da aquisição da leitura e escrita
para vida social desta criança, solicito uma avaliação clinica. Atenciosamente.
___________________________________
Professora
Ribeirão Preto, 04 de maio de 2015.
Adorei os relatórios. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigada adorei seus relatórios. Fazer relatórios já não é fácil, ainda mais para alunos com dificuldades. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Relatórios com realidades nem sempre colocadas.
ResponderExcluirMuito Obrigada!!! Seus relatório são bem objetivos e significativos, sendo de qualidade para as realidades que nos deparamos com nossos alunos!
ResponderExcluirAdorei seus relatórios!Muito obrigada!
ResponderExcluirRelatórios shows, parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigado. Me ajudou muito.
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirParabéns pró muito bem detalhado seus relatórios, que Deus continue te iluminando.
ResponderExcluirParabéns,pelo trabalho, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirMuito obrigada< seus modelos de relatórios ajudaram bastante!
ResponderExcluirGostei muito dos seus relatórios, há possibilidade de vc enviar para meu E-Mail?
ResponderExcluirGostei muito dos seus relatórios, tem como vc enviar para o meu I-Mail
ResponderExcluirgostei dos seus relatórios, obrigada
ResponderExcluirGostei seus relatórios Adriana esta
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Adorei seus relatórios, com certeza que irá me ajudar.
ResponderExcluirobrigada.
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Como me ajudou e vai continuar.
ResponderExcluirSão ótimos os seus relatórios e servem de inspiração para se escrever outros relatórios. Obrigada por ter compartilhado esses modelos. Grata.
ResponderExcluirSão ótimos seus relatórios, parabéns. Que Deus te abençoe sempre
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