Nome
da Atividade: Jogo “ Mais perto do 10”
Professora
Adriana Dezerto
Conteúdo: Noção de quantidade, representação numérica,
soma e subtração.
Desenvolvimento:
1º
momento : Digitar e imprimir 16 cartas (por grupo) com os numerais
de 0 a 7, sendo duas de cada com 0 (zero),1 (um), 4(quatro) e 5(cinco), mais
três de cada com 2(dois) e 3(três), e para finalizar uma ficha com 5(cinco) e
uma com 7(sete).
Observe o modelo:
2º
momento: Pedir para que os alunos tragam tampinhas para marcar os
ganhadores por rodada .
Depois do joguinho confeccionado com ajuda
dos alunos para colorir e recortar ficará mais ou menos assim:
3º
momento: Jogando seguindo algumas regras:
Ø 4 a
5 crianças jogam.
Ø As
cartas, embaralhadas, ficam espalhadas no centro do grupo, com os números
virados para baixo.
Ø Cada
jogador pega duas cartas.
Ø Ganha
quem conseguir o total de 10, ou o número” mais perto de 10”.
Ø O
ganhador de cada rodada recebe uma tampinha.
Ø No
caso de empate, por exemplo 9 e 11, cada um dos jogadores ganha uma tampinha.
Ø Os
jogadores devolvem as cartas para uma próxima rodada.
Ø Depois
de 5 rodadas, será campeão quem tiver mais fichas.
É interessante que seja um momento
descontração:
Fechamento:
Para finalizar a atividade são realizadas atividades complementares, elaboradas
de acordo com o nível e necessidades da turma:
1- NO
JOGO MAIS PERTO DE 10, ALICE, BRENO, CARLA E DANIEL TIRARAM AS SEGUINTES
CARTAS:
A) QUEM GANHOU ESTA
RODADA?____________________
B) QUEM FICOU EM SEGUNDO
LUGAR?___________________
C) QUANTOS PONTOS FALATM PARA O QUARTO
COLOCADO CHEGAR AO 10?
2- NA 2ª RODADA, BRENO DISSE : ESTOU 3
PONTOS LONGE DO 10. ENTÃO BRENO FEZ_____________________ PONTOS.
3-
NA 3ª RODADA, ALICE FEZ 5 PONTOS, DESENHE AS CARTAS QUE ALICE PODE TER
TIRADO.
|
Também as formas de registro, organização,
sequência, tabelas e gráficos:
O Importante com este jogo,
como em qualquer outro é que se explore as diversas possibilidades, desde a
confecção a produção final, com criatividade para alcance do objetivo almejado.
Não deve ser jogado e esquecido, é necessário que se complemente, registre e o
faça prazerosamente um instrumento de conhecimento que rompa as barreiras, as
dificuldades.