segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Menina bonita do laço de fita - Dia da Beleza

“A reprodução do racismo na escola é um dos temas mais relevantes da agenda dos movimentos sociais negros, em todo o país. Não sem razão, evidentemente. Por trás das altas taxas de infreqüência, repetência e evasão escolar verificadas entre as crianças negras, existe um denominador comum: a estigmatização e a desqualificação delas em razão do racismo” (MOREIRA, 1997, p. 102).  

Objetivo desta aula: VALORIZAR A AUTOESTIMA DA 
CRIANÇA NEGRA.


























quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sequência didática - Consciência negra - Parte II : Boneca Abayomi



A boneca Abayomi foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras confeccionavam essas belezas com a barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos.



Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a  bordo dos tumbeiros ; navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil,as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente afri
cano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.



 Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa.


Passos para confecção da boneca. Trabalho realizado pelo 2º ano do ensino fundamental:





















Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abayomi