Nome
da Atividade: Jogo “ Mais perto do 10”
Professora
Adriana Dezerto
Conteúdo:  Noção de quantidade, representação numérica,
soma e subtração.
Desenvolvimento:
1º
momento : Digitar e imprimir 16 cartas (por grupo) com os numerais
de 0 a 7, sendo duas de cada com 0 (zero),1 (um), 4(quatro) e 5(cinco), mais
três de cada com 2(dois) e 3(três), e para finalizar uma ficha com 5(cinco) e
uma com 7(sete).
Observe o modelo:
2º
momento: Pedir para que os alunos tragam tampinhas para marcar os
ganhadores por rodada .
Depois do joguinho confeccionado com ajuda
dos alunos para colorir e recortar ficará mais ou menos assim:
3º
momento: Jogando seguindo algumas regras:
Ø  4 a
5 crianças jogam.
Ø  As
cartas, embaralhadas, ficam espalhadas no centro do grupo, com os números
virados para baixo.
Ø  Cada
jogador pega duas cartas.
Ø  Ganha
quem conseguir o total de 10, ou o número” mais perto de 10”. 
Ø  O
ganhador de cada rodada recebe uma tampinha.
Ø  No
caso de empate, por exemplo 9 e 11, cada um dos jogadores ganha uma tampinha.
Ø  Os
jogadores devolvem as cartas para uma próxima rodada.
Ø  Depois
de 5 rodadas, será campeão quem tiver mais fichas.
É interessante que seja um momento
descontração:
Fechamento:
Para finalizar a atividade são realizadas atividades complementares, elaboradas
de acordo com o nível e necessidades da turma:
| 
1-     NO
  JOGO MAIS PERTO DE 10, ALICE, BRENO, CARLA E DANIEL TIRARAM AS SEGUINTES
  CARTAS: 
 
     A) QUEM GANHOU ESTA
  RODADA?____________________ 
     B) QUEM FICOU EM SEGUNDO
  LUGAR?___________________ 
     C) QUANTOS PONTOS FALATM PARA O QUARTO
  COLOCADO CHEGAR AO 10? 
       2- NA 2ª RODADA, BRENO DISSE : ESTOU 3
  PONTOS LONGE DO 10. ENTÃO BRENO FEZ_____________________ PONTOS. 
3-
  NA 3ª RODADA, ALICE FEZ 5 PONTOS, DESENHE AS CARTAS QUE ALICE PODE TER
  TIRADO. | 
Também as formas de registro, organização,
sequência, tabelas e gráficos:
O Importante com este jogo,
como em qualquer outro é que se explore as diversas possibilidades, desde a
confecção a produção final, com criatividade para alcance do objetivo almejado.
Não deve ser jogado e esquecido, é necessário que se complemente, registre e o
faça prazerosamente um instrumento de conhecimento que rompa as barreiras, as
dificuldades. 









 
Boa noite
ResponderExcluirPassei pelo teu cantinho para te convidar a visitar o meu espaço de poesia. Espero que goste(s.)
Um abraço, Ana Pereira
http://almainspiradora.blogspot.pt/
Gostei muito, já estou seguindo. Bj♥
Excluir